Há 42 anos era realizada a primeira festa de Exposição Agropecuária de Santa Vitória
A primeira edição da festa de Exposição Agropecuária de Santa Vitória aconteceu entre 28 e 31 de maio de 1981, no Parque de Exposições Salustiano Moraes, por iniciativa do Sindicato Rural, durante a gestão do então presidente Salustiano Vasconcelos de Moraes.
Na época, a feira fora criada com o intuito de difundir o agronegócio do Município, com destaque para a pecuária leiteira e de corte. Junto à exposição de animais eram realizados leilões de gado, rodeios e provas de laço, muito tradicionais na época, além do boi-bola. Posteriormente, um parque de diversões dava o ar de descontração ao demais público visitante, bem como a realização de festivais sertanejos de música.
Diga-se de passagem, no primeiro ano o evento foi realizado a toque de caixa, mas posteriormente o parque foi se estruturando para sediar a exposição e receber o público visitante.
Segundo informações, nos três primeiros anos não houve programação artística no evento, ou seja, shows eram restritos à barracas, que eram montadas com madeira verde e cobertura com folhas de bacuri que, ao final da festa, eram descartados.
O primeiro ano de programação artística foi em 1984, com bilheteria, mas boa maioria dos participantes dava um “jeitinho” para adentrar no Parque de Exposições. Naquela ocasião, os shows foram com Gilberto e Gilmar, Nalva Aguiar, Chitãozinho e Xororó e Christian e Ralf, realizado num palco rústico, feito de madeira e tijolão. Em anos posteriores, desfilaram pelo referido palco artistas como Tião Carreiro Carreiro e Pardinho, César e Paulinho, Matogrosso e Mathias, Sérgio Reis, Almir Rogério, Trio Los Angeles e tantos outros.
O novo palco de shows e outras estruturas seriam construídos em 1987, na gestão do presidente Ubaldo Severino Franco. O espaço recebeu o nome de “Palco de Shows Nivaldo Batista Franco (Diquinho)”. Antes, em 1985, fora construído o espaço denominado Ruralista.
—–CONTINUA APÓS A PUBICIDADE—–
A partir do ano de 1989, a Prefeitura de Santa Vitória iniciou o repasse de recursos para o Sindicato Rural, de modo que a população não pagasse pelo acesso às festividades, que prosseguiu até 2019, último ano de realização do evento.
Nesse livre acesso ao público, entre idas e vindas, vários artistas de renome se apresentaram nas festividades da ExpoSanta, dentre eles Alan e Aladim, Chico Rey e Paraná, Gian e Giovani, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Teodoro e Sampaio, Milionário e José Rico, Jorge e Matheus, novamente Christian e Ralf e tantos outros.
Cada ano que se passava a festa reunia mais gente bonita de toda a parte do país, tornando-se uma das mais tradicionais do Triângulo Mineiro.
Nesse ínterim, a festividade da Exposição Agropecuária de Santa Vitória recebeu o nome de ExpoAgro em 1996, passando para ExpoSanta a partir de 2007. O parque também ganhou novos boxes comerciais, sanitários públicos e pavimentação no acesso até o Ruralista. A pavimentação em frente ao antigo palco viria em 2005.
A partir de 2009, os show foram realizados palco geo space, em área pavimentada. Destaque para as apresentações de Jads e Jadson, Rio Negro e Solimões, Rick e Renner, Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Zé Ramalho, Daniel, Amado Batista, Guilherme e Santiago, Trio Parada Dura em nova formação, Zezé Di Camargo e Luciano, Victor e Leo, Fernando e Sorocaba, Gustavo Lima, Leonardo e Maiara e Maraísa e tantos outros artistas de renome nacional.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Já em 2020 e agora em 2021, devido a pandemia de Covid-19, a realização da festa foi suspensa, conforme orientação das autoridades de saúde.
Neste dia 28 de maio, data em que se comemora o primeiro dia da realização da festa de Exposição Agropecuária de Santa Vitória, o site Correio de Santa Vitória faz uma singela homenagem à organização do evento.
Para matar um pouquinho a saudade, a reportagem trouxe em destaque alguns registros da festividade mais tradicional do Triângulo Mineiro, lembrando que é humanamente impossível expor todas as fotos de todas as pessoas e de todos eventos realizados neste 42 anos.
Desde já agradecemos a todas as pessoas que colaboraram com a cessão de fotos para a reportagem.
(*) Reportagem sujeita à atualização.