HISTÓRIA: Moquinha jogou pinga no Chitãozinho e Xororó
Na festa de Exposição Agropecuária de Santa Vitória em 1984, o santa-vitoriense Divino Ferreira Martins, mais conhecido por Moquinha, protagonizou um fato inusitado ao arremessar um copo de cachaça (somente o líquido) na dupla Chitãozinho e Xororó.
Na hora, a dupla parou o show. De forma educada, Chtiãozinho disse que a pinga estava cheirosa, mas o reclamou por ter molhado o violão, que era importado e muito caro. Passado o impasse a dupla prosseguiu o shows cantando grandes sucessos da época, como “Amante amada”, “Gamado nela” e tantos outros.
Moquinha fora preso minutos depois pela Polícia Militar, quando tentava se retirar do Parque de Exposições.
Em relato à reportagem, a representante comercial Márcia Darcelina Pedrosa relembrou que já um tempo atrás em que assistia o programa da Hebe Camargo, a apresentadora perguntara a dupla Chitãozinho e Xororó em qual cidade foram mal recebidos durante carreira. Eles teriam respondido que fora “numa currutela do Triângulo Mineiro: Santa Vitória”.
Há quem discorde que tal comentário teria ocorrido, mas, polêmica a parte, o lance da cachaça jogada da dupla durante o show foi um dos acontecimentos mais inusitados nos 40 anos de história da Exposição Agropecuária de Santa Vitória.
Moquinha faleceu em 1991, após atentar contra a própria vida.