Conheça a história e o legado de Teodoro Pedro da Silva

Historicamente, um dos primeiros moradores de Santa Vitória foi o senhor Teodoro Pedro da Silva.

Tijucano de origem, Teodoro da Silva, como era conhecido, nasceu em 29 de novembro de 1884. Viveu sua adolescência nas regiões do Campo Alegre e Barreiro, município de Ituiutaba.

Em meados de 1902, veio para Santa Vitória, e aqui se casou com Querozina Queiroz (filha de Maria Romana de Queiroz, doadora de glebas de terras para o Patrimônio que originou o povoado de Santa Vitória).

Do casamento com Querozina, nasceram os filhos Maria I (Neném), Odilon Teodoro de Queiroz, Adelino Teodoro, João Teodoro de Queiroz, Maria II (Nenzinha), Péricles Teodoro de Queiroz e Abelardo Teodoro de Queiroz. Dona Querozina morrera poucos dias depois do nascimento do filho caçula.

No ano de 1924, Teodoro da Silva se casou pela segunda vez, com Maria Silvéria de Lima. Com ela teve os filhos Joaquim Teodoro de Queiroz, Alice Teodoro de Queiroz, Jerônimo Teodoro (prefeito de Santa Vitória, de 03/05/1970 a 31/01/1971), Augusta Teodoro de Queiroz, os gêmeos Genésio e Getúlio Teodoro de Queiroz, Lucinda Teodoro de Queiroz, Luzia Teodoro de Queiroz, Maria Silvéria, José Pedro de Queiroz (falecido quando criança), Pedro da Silva Queiroz (falecido quando criança), Jacinto Teodoro de Queiroz, Avelina Teodoro de Queiroz, Catarina Teodoro de Queiroz e David Teodoro de Queiroz. Assim, Teodoro da Silva contabilizava 22 filhos.

Com cada um de seus filhos, o tratamento fora igual, todos tratados com brandura e respeito. Enfim, além de filhos eram tratados como verdadeiros amigos.
Prova do profícuo relacionamento com os filhos pôde ser comprovado em 1969, quando dividira seus bens com 19 filhos vivos na época. Todos acataram a decisão do pai sem que houvesse alguma reclamação ou discórdia.

Teodoro da Silva morreu em 23 de janeiro de 1981 aos 96 anos de idade. 

1 thought on “Conheça a história e o legado de Teodoro Pedro da Silva

  1. Obrigada por compartilhar. Sou bisneta de vovô Teodoro.
    Como meu pai faleceu eu era muito jovem, não tive a oportunidade de ouvir as histórias do meu bisavô.
    Fiquei muito feliz em conhecer um pouco de sua trajetória.
    Gratidão Márcio.

    Tenho curiosidade para saber mais sobre meus avós: Jerônimo Teodoro e Clarinda Cândida Teodoro. Conhecer minha ancestralidade. Precisando marcar com os tios para tirar deles essas informações. rs….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *