Defensora pública participa de atividades em Ituiutaba para a conscientização sobre violência contra as mulheres

Roda de Conversa “Foi só uma brincadeira”, sobre assédios e violência contra a mulher

Com informações Defensoria Pública de Minas Gerais

A defensora pública Mônica Alves da Costa, em atuação na 1 ª Defensoria Cível da comarca de Ituiutaba e integrante da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, de Gênero e de Diversidade Sexual da DPMG, realizou uma série de atividades de conscientização sobre a violência contra as mulheres no município. Os trabalhos ocorreram nos dias 5, 6 e 13 de março. 

No primeiro dia houve uma palestra para as alunas, alunos, professoras e professores do ensino médio da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, sobre violência doméstica e familiar. Durante a exposição, a defensora esclareceu várias dúvidas dos adolescentes. 

No dia 6, a defensora participou do Seminário Municipal “Perfil de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica atendidas no CREAS de Ituiutaba”, realizado na Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal.  

“É importante o trabalho na área de Família desenvolvido na comarca pela Defensoria Pública, como instituição integrante da Rede de Apoio à mulher em situação de violência doméstica; dando prioridade ao atendimento para ingresso de ações que objetivam garantir os direitos destas mulheres”, ressaltou Mônica Alves da Costa. 

Durante o seminário também foi divulgada uma pesquisa que apontou que a grande maioria das mulheres em situação de violência doméstica atendidas pelo CREAS necessitam do atendimento da DPMG na área de Família, já que são casadas ou vivem em união estável, têm filhos e não tem renda ou esta é precária. 

Já no dia 13, ocorreu a da Roda de Conversa “Foi só uma brincadeira” Assédios e violências, realizada também na Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. No evento foi abordada a questão da violência sexual contra as mulheres. 

Em todas as atividades foram distribuídas cartilhas elaboradas pela Defensoria Pública para a conscientização e informação dos participantes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *