Membro de quadrilha interestadual que usa transportadoras como fachada para traficar drogas é preso em Uberlândia

Com informações G1 Triângulo

Dois mandados de busca e apreensão e um de prisão são cumpridos na manhã desta terça-feira (31), em Uberlândia, contra um integrante de uma quadrilha especializada no tráfico interestadual de drogas. A ação faz parte da operação “Entrepostos”, que cumpre mais de 60 mandados em seis estados do Brasil.

A operação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia em parceria com o Gaeco do Mato Grosso do Sul. Na cidade mineira, mandados foram cumpridos em uma casa no Bairro Morumbi, onde o investigado foi preso.

No local foram apreendidos um DVR, R$ 4185 escondidos em um bolso de uma camisa dentro do guarda-roupa e três celulares, sendo que um deles o homem tentou quebrar.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Segundo o Gaeco, a quadrilha usava transportadoras como fachada para levarem as drogas de um estado para outro.

  1. Conforme as investigações, primeiro, o grupo adquire cargas de drogas na região de fronteira;
  2. Depois, transporta os entorpecentes até Campo Grande (MS) ou áreas rurais nas proximidades da capital sul-mato-grossense;
  3. A quadrilha mantém as cargas custodiadas em entrepostos na cidade, como galpões, barracões e residências;
  4. Em seguida, utilizam-se de transportadoras de “fachada” para contratar frete de cargas lícitas utilizadas para ocultar as drogas, sendo que o descarregamento e carregamentos ocorrem nos entrepostos;
  5. Por fim, realizam o transporte definitivo para outros estados, principalmente, Minas Gerais e São Paulo.

O esquema foi descoberto após desdobramentos da operação “Tribunal do Crime”, realizada em agosto de 2022 para investigar um sequestro em Uberlândia. Na ocasião, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária na cidade.

Conforme o Gaeco, provas encontradas durante a operação ajudaram na descoberta de sete toneladas de maconha em um entreposto em Campo Grande. Com o avanço das investigações, os responsáveis pelas drogas foram identificados, o que desencadeou a operação “Entrepostos”.

Ao todo, 33 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão são cumpridos em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *