Minas Consciente não adotará mais a regra de ondas a partir desta semana

O programa Minas Consciente vai deixar de adotar o esquema de ondas a partir desta semana. Com o fim da metodologia de avanço ou retrocesso por etapas, o Estado informou que agora passará a interferir nas regiões pontualmente em caso de aumento de incidência da Covid-19.

A nova diretriz foi informada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva na última semana. Segundo ele, o governo vai avaliar índices, como a média móvel de casos, o número de pacientes aguardando um leito e a proporção de internados em Centros de Tratamento Intensivo em cada região. A partir desses indicadores, serão determinadas ações pontuais, quando necessário.

O titular da pasta ainda explicou que não haverá mais restrições automáticas, como no modelo que vigorou desde o início da pandemia. “As restrições podem ocorrer, mas não serão mais automáticas conforme a onda. Por exemplo, se tiver surto em uma região específica, a gente passa a ter um tipo de restrição nessa localidade. Não é a expectativa; de forma sincera, a gente não espera viver o que já vivemos”, manifestou.

Em Santa Vitória, a Prefeitura flexibilizou regras para bares e eventos festivos a partir do último sábado (26/02). Com a mudança, não há restrição de horário para bares, restaurantes e comércio de alimentos em geral.
O decreto também incluiu regras para a realização de eventos festivos no Município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *