Em média, registro de óbitos em 2019 é maior que no ano passado

O número de mortes registradas em Santa Vitória, em relação a 2018, aumentou em 42,23%, considerando o período de janeiro a agosto deste ano. Em 2018, foram contabilizadas 115 mortes.
Neste ano, segundo dados de pesquisa do Registro Civil, entre janeiro até o dia 30 de agosto, foram registrados 107 óbitos.
Notoriamente, nos oito primeiros meses deste ano, não houve mortes causadas por assassinato ou por afogamento. Dentre as mortes registradas, pelo menos duas foram causadas por acidentes de trânsito e apenas um suicídio ocorrido.
Grande maioria dos falecidos registrados em Santa Vitória são pessoas idosas, muitas delas acima de 70 anos de idade. E muito preocupa o número considerável de mortes em consequência de problemas de saúde.
Um fato notado no período de oito meses deste ano, é o crescimento do registro de óbitos de vítimas de infarto ou de parada cardiorrespiratória.
Sobre estes últimos tópicos, pessoas entendidas no assunto, como duas nutricionistas sondadas pela reportagem, relacionam o mau hábito alimentar como uma das principais causas que podem ter levado a óbitos por infarto ou parada cardiorrespiratória. Soma-se, ainda, a questão do sedentarismo, o alcoolismo e o tabagismo, que muito contribuem com a questão. O sal e o açúcar, muita das vezes usados em excesso, também são vilões neste contexto.
Então, ter uma vida saudável é uma questão de hábito: implemente mudanças simples em atitudes cotidianas e tenha mais consciência das suas ações. Uma vida saudável traz diversos benefícios em termos de qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *