Hoje (24) é comemorado o Dia do Churrasco
Para quem quer preparar o verdadeiro churrasco à gaúcha, fica a dica: deve ser preparado com carne temperada com sal grosso, levada a assar pelo calor de brasas de carvão ou madeira in natura, em espetos ou disposta em grelhas, sob controle manual.
A origem do churrasco remonta à pré-história, a partir do domínio do fogo. Já o churrasco no Brasil, surgiu na região dos pampas gaúchos, no século XVII. Pode estar relacionado aos sete povos das missões, originada por jesuítas no Rio Grande do Sul para catequizar as tribos indígenas que habitavam na região. Outra hipótese é que tenha surgido nas vacarias, que ocorriam na mesma época, sendo que a carne assada se tornou a principal refeição dos tropeiros que ficavam dias fora de casa. Assim, tudo que eles precisavam era uma estaca de madeira, uma faca afiada, fogo e sal grosso. Simples e delicioso!
Muitas razões para comemorar o Dia do Churrasco
O churrasco é mais do que um bom motivo de reunião entre amigos e familiares. É um hábito cultural, um ritual que inicia ao acender o fogo e merece uma data especial. Comemorar o dia do churrasco é se sentir pertencente a um grupo, a uma história, a uma comunidade.
Para a FriGol, todo dia é o dia do churrasco. Você pode celebrar com os seus familiares, com os seus amigos, com as pessoas que são especiais para você, mas o que não pode faltar, são os produtos FriGol.
FriGol, alimenta sua vida! Não só no Dia do Churrasco, mas toda vez que acender uma brasa.
É só sentir o cheiro aquele cheiro delicioso da carne assando para a fome aumentar não é mesmo? O churrasco de sucesso começa pela escolha de bons cortes que serão assados na brasa. Confira algumas dicas:
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Dicas incríveis para você preparar o melhor churrasco
Há diversos cortes de carne para preparar um bom churrasco, alguns tem maior destaque:
- Picanha: sem dúvida, uma das mais pedidas! A picanha é suculenta, saborosa e o preparo é muito simples: pode ser temperada só com sal grosso e pronto!
- Costela: uma paixão dos apreciadores de churrasco, principalmente dos gaúchos. Precisa de um tempo maior de cozimento, por conta das características de suas fibras.
- Fraldinha: versátil, agrada a todos devido a ter parte com capa de gordura e parte sem, pode preparar malpassada, ao ponto ou bem passada, sucesso garantido.
- Maminha: Saborosa e macia, tem excelente custo-benefício.
- Contrafilé: geralmente servido malpassado, pois fica macio e com o sabor mais acentuado dessa forma. Deixe a temperatura bem alta e agrade os apreciadores de uma carne mais vermelhinha.
Agora que já escolheu as carnes para o preparo, temos mais algumas dicas para você não cometer nenhum erro na hora de preparar o seu e garantir um churrasco de sucesso!
- Quando colocar o carvão na churrasqueira, amontoe os blocos, em formato de pirâmide, a dois palmos de distância da grelha.
- Quando o carvão virar brasa, utilize a parte mais alta da churrasqueira para dourar a carne e a parte mais baixa para assá-la até o ponto desejado.
- Antes de começar a grelhar as carnes, é necessário que o carvão fique em brasa.
- Quando o carvão ganhar uma coloração cinza clara é sinal de que você pode colocar as carnes para assar.
- Coloque outros ingredientes na grelha, além da carne. Legumes regados com um pouco de azeite e sal podem ser ótimos acompanhamentos. As frutas podem ser uma alternativa de sobremesas.