Ilha da Imaginação abre inscrições para cursos gratuitos 2024

Com informações SPIC Brasil

O programa Ilha da Imaginação, que já impactou mais de 50 mil pessoas por meio da formação gratuita em leitura, audiovisual e técnicas de animação na região de São Simão (GO), chega ao seu sexto ano e está com 60 vagas para as turmas do curso de Formação em 2024. Os interessados em participar das aulas, que acontecem no contraturno escolar e têm duração anual, têm até o dia 30 de março para fazer sua pré-inscrição. Em abril, os inscritos farão um teste para comprovar que sabem ler e escrever, um pré-requisito para participar do programa, além de estudar em escolas públicas de São Simão e região.

Neste ano, a sede do Ilha da Imaginação, onde, além do curso de Formação, acontecem os cursos fixos de Avançado e 3D, passará para um novo endereço: Rua 19 esquina com a rua 14, nº 49, Setor Popular, São Simão (GO). O espaço está sendo reformado para receber a mesma quantidade de alunos e cursos, além de oferecer acessibilidade para PCD e acessibilidade intelectual, com um arte-educador preparado para atender os alunos. O projeto patrocinado pela SPIC Brasil, operadora da UHE São Simão, segue sendo realizado pelo Instituto Maker, Akm Performma e Ministério da Cultura.

Outra novidade para 2024 é a inclusão de aula de teatro para melhoria da expressão oral e corporal dos integrantes de todos os cursos fixos, o que contribuirá para a socialização e a autoestima dos jovens, bem como ampliar o interesse pela leitura e escrita por meio do contato com outras artes. As aulas fixas acontecerão de segunda a sexta, no período matutino e vespertino, e aos sábados, das 8h às 11h.

O programa mantém ainda sua versão itinerante nas escolas públicas de Minas Gerais e Goiás, e o Descobrindo o Ilha, oficinas voltadas para crianças uma vez por mês. Além do time formado por 8 arte-educadores, coordenação e direção pedagógica, 3 monitores, que são ex-alunos do programa, foram contratados para acompanhar e dar aula nas oficinas itinerantes. “Isso reforça um dos propósitos deste programa que nos enche de orgulho: além da promoção das transformações cultural e educacional, o Ilha da Imaginação estimula a empregabilidade de jovens da comunidade”, comenta Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—-

As aulas têm previsão de início em meados de abril e vão até final de novembro. Ao final da edição, todas as turmas criarão seus curtas de animação a partir das técnicas aprendidas no ano. Já no início de dezembro, acontecerá o evento Imagilha, com entrega de diplomas e exibição dos filmes criados para convidados.

Sobre o Ilha da Imaginação

O Ilha da Imaginação está em sua sexta edição e é realizado pelo Instituto Maker e Ministério da Cultura, com patrocínio da SPIC Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, mais de 50 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto, entre alunos e professores da rede pública.

Os curtas do Ilha da Imaginação são amplamente reconhecidos, colecionando mais de 50 seleções e premiações nacionais e internacionais. Um dos filmes do projeto, Tatá e os Amigos do Cerrado, coleciona dez reconhecimentos está sendo exibido desde 2021 pelo canal ZooMoo Kids. Para encontrar esse e outros episódios, o projeto mantém um canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2jHuIJMWoWc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *