Minas Gerais inicia vacinação contra a influenza
Com informações Agência Minas
Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha será realizada de 25/3 a 31/5, mas vários municípios mineiros darão início à vacinação ainda nesta semana. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13/4.
O estado recebeu, em 15/3, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.
A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.
A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto), indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, entre outros.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Público prioritário para vacinação contra influenza:
– Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores de saúde;
– Povos indígenas;
– Quilombolas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas;
– Pessoas em situação de rua;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.