Cerca de 15 toneladas de pneus inservíveis são encaminhados para reciclagem
No dia 11 de setembro, a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, realizou mais uma operação de coleta de pneus inservíveis. Aproximadamente 15 toneladas de pneus velhos e inservíveis foram agrupadas numa carreta e caminhão baú e encaminhados para uma empresa de Uberlândia, onde será reciclado.
A diretora de Vigilância em Saúde, Daniele Goulart, explicou que no Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.
Daniele ainda agradeceu ao secretário Geraldo Júnior, pela credibilidade concedida, e toda sua equipe pelo apoio por terem ajudado no carregamento dos pneus para envio a reciclagem, um trabalho de muita responsabilidade e comprometimento.
Para o prefeito Salim Curi, a iniciativa cumpre com o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dando a destinação final ecologicamente correta aos pneus inservíveis recolhidos no município de Santa Vitória. Também pediu a colaboração dos cidadãos para o recolhimento correto dos pneus, uma vez que foi implantada na cidade, a coleta seletiva. “Através da parceria entre a Prefeitura e a população, estamos contribuindo com o meio ambiente e evitando que esse material seja descartado de forma inadequada, por isso, contamos com o apoio de todos para que colaborem com as ações”, pontuou.
Segundo o secretário Geraldo Júnior, entre as ações da Secretaria de Saúde, destaca-se o trabalho para oferecer um ambiente saudável para os nossos munícipes. “Temos desenvolvido uma logística importante no destino dos pneus inservíveis, com a retirada regular de toneladas dos pneus em desuso, evitando assim, a proliferação de endemias e promovendo efeitos muito positivos à saúde de todos”, concluiu.
(*) Com informações do site da Prefeitura de Santa Vitória