Noratinho, autor do 1º gol da ‘Quadra do Colégio’, comemora 68 anos

Neste domingo (25), o servidor público Honorato Moreira Mendes, o popular Noratinho ou Pebinha ou Bolacha, comemora aniversário de 68 anos.

Segundo pesquisa, em julho de 1977, no auge de seus 21 anos de idade, Noratinho entrou para a história do esporte amador de Santa Vitória, ao marcar o primeiro gol de inauguração da Quadra de Esportes Pio Bonito. O feito inédito ocorreu durante um jogo amistoso entre a equipe de futebol de salão de Santa Vitória e a cidade de Nova Ponte.

Em julho de 1977, o atleta Honorato marcou o primeiro gol de inauguração da Quadra de Esportes Pio Bonito (quadra do colégio), num amistoso contra Nova Ponte. Na foto, seu irmão – padre Sebastião, condecora o atleta com uma medalha pelo gol histórico.
Pouco atrás o desportista Anézio de Souza Santos.

Antes do feito inédito como atleta de futebol de salão, Honorato se destacou no futebol profissional, no ano de 1976, quando defendeu a equipe profissional da União Tijucana, de Ituiutaba, na época disputando o Campeonato Mineiro.

No futebol amador de Santa Vitória, atuou por muitos anos pelo Vitória Esporte Clube, depois por Vila Nova e Operário. Sua passagem no futebol foi encerrada em 1995, quando atuava pelo VEC.

Vitória Esporte Clube em 1977 – Em pé: Freitas, Laurindo, Betão, Adonir, Hildo, Nêgo Liro, Zé Ronir e Neto. Agachados: Jorge do Gás, Florêncio, Arnaldo, Zé Cirino, Girico, Noratinho e Zezinho Buiú.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Família, trabalho e religião

Filho de Pedro Moreira Gonçalves e Luíza Mendes Gonçalves, Noratinho veio para Santa Vitória no ano de 1962, quando tinha seis anos de idade, morando numa residência localizada na Rua Minas Gerais. Aqui, iniciou seus estudos no Grupo Estadual São José (atual Escola Municipal São José), tendo como primeira professora Emerenciana Morais Miranda.

Ainda garoto, para ajudar no orçamento da família, Noratinho começou a trabalhar como servente de pedreiro. Anos mais tarde trabalhou como pintor na construção civil.

Nos idos de 1980, trabalhou por sete anos na agência do Banco Itaú, depois, prestou seus serviços na empresa Casvil.

Noratinho é oriundo de família de tradição religiosa, com dois padres (Sebastião Mendes e Onésio Mendes). Assim, seguindo os costumes familiares, se considera um católico fervoroso, tanto é que vai sempre às missas e recebe a comunhão.

Atualmente, exerce atualmente a função de servidor público municipal, cargo que ocupa desde janeiro de 2005, com muito comprometimento e dedicação. Diga-se de passagem, é muito querido pelos colegas de trabalho.

Noratinho é mais um campina-verdense que se orgulha de ser tratado de santa-vitoriense, pois gosta da terra que vive e que o acolheu como filho desde os seis anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *