Combate à dengue: ações de controle ao vetor são intensificadas em Santa Vitória
A Secretaria de Saúde de Santa Vitória, através do Departamento de Endemias, promove Ação de Controle Vetorial – atividade de bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida espacial a UBV, nas localidades com maior incidência de casos prováveis de arboviroses.
As equipes de agentes de combate às endemias que realizam o bloqueio de transmissão espacial irão realizar pontualmente, onde ocorreram notificações de casos confirmados laboratorialmente para arboviroses (dengue, chikungunya e zika), a aplicação de inseticida a Ultra baixo volume (UBV) em um raio de 100 metros a partir do local de residência do munícipe acometido pela doença. Quando necessário, realizam também a aplicação de inseticida de efeito residual.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Cuidados em geral que a população deve adotar:
- Fique atento a lixeiras e sacos abertos, lixo no chão e em locais incorretos. Imóveis fechados ou abandonados são áreas de possível proliferação. Verifique se há contêineres de lixo abertos e com água parada;
- Remova folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas.
- Mantenha as garrafas com a boca virada para baixo, evitando o acúmulo de água.
- Mantenha a caixa-d’água bem fechada.
- Coloque também uma tela no ladrão da caixa-d’água. Faça sempre a manutenção de piscinas e fontes, utilizando os produtos químicos apropriados.
- Lave bebedouros de animais semanalmente com bucha ou escova.
- Brinquedos devem ficar em locais cobertos.
- Pneus devem ser guardados em locais cobertos.
- Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. C
- Coloque o lixo em sacos plásticos, mantenha a lixeira bem fechada e descarte corretamente.