Confira as personalidades negras que marcaram e marcam a história em Santa Vitória
A data de hoje (20) – Dia Nacional da Consciência Negra – nos conduz a refletir sobre a verdade, a integração, a tolerância e o respeito mútuo que devem existir entre todos nós.
A história de Santa Vitória é repleta de personalidades negras que foram ou que ainda são importantes nas mais mais diversas áreas, apesar das adversidades.
São pessoas pioneiras que fizeram e ou que ainda fazem história e muitas delas talvez você não tenha conhecido ou ouvido falar! Então venha com a gente e confira as nossas personalidades negras.
UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DA POPULAÇÃO NEGRA EM SANTA VITÓRIA
Conta a história que os primeiros negros chegaram ao Município por volta de 1900. Teriam vindo trabalhar para o fazendeiro Major Pedro Bernardes, nas regiões do Lajeado e Retirinho, onde se aglomeraram.
Dentre os mais conhecidos habitantes do local, na época, destaque para os senhores Manoel Germano Alves, Marciliano José de Souza, Olegário Germano Alves e Antônio Germano Alves.
Um destaque especial vai para o senhor Olevino Germano Alves, que vinha a pé até Santa Vitória para vender laranjas. As frutas eram carregadas num saco, que trazia nas costas.
Além dos ilustres moradores citados, é impossível não se lembrar de outras grandes pessoas que marcaram história em Santa Vitória: Caboclo Cândido; carreiro Alexandre Preto; Arino Boiadeiro; sapateiro Jorge Boaventura Chaves (Jorjão); professor Francisco Antônio Lorena, radiotelegrafista e comerciante Beijamar José da Silva (que hoje vive em Ponte Nova–MG); comerciantes Mário Cândido Ferreira e Lupércio Prego; Nem (ex-escrava que morava com Zezé Paranaíba e Dona Irany); Sá Preta; cabo Guido; técnico e marceneiro Tim Preto; jogadores de futebol Bidon, goleiro Borracha e Alaércio Prego (que hoje vive em Uberlândia); Zé Valério; delegado militar José Júlio de Barros; Padre Joaquim; servidor Pedro José Batista (Candinho); contador santa-vitoriense Nivalnete Raimundo Alves (residente em Ribeirão Preto-SP); Zete Enfermeira; mecânico Divino Silva de Oliveira (Pelé); sargento Artur; sargento Donizete e tantos outros merecem a nossa homenagem.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADADE—–
Na atualidade, destaque especial para Renan Brito (ex-presidente do Rotary Club de Santa Vitória), contador Zilmar José da Silva, comerciante Osmar do Caldo, advogada Maricena Divina de Carvalho Santos, Rosalvo Enfermeiro, motorista João Rosa, educador Vanderlan Alves da Costa (ex-diretor da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia) e para o empresário João Silva de Oliveira (leia-se J Vitória Solar).
Enfim, a todos os afrodescendentes que construíram e ainda constroem a história de Santa Vitória, o nosso respeito e nossa eterna gratidão!