Black Friday: Confira 9 dicas da Polícia Civil de MG para não cair em golpes

Com informações O Tempo

Em 2023, a Black Friday será comemorada no dia 24 de novembro e os consumidores vão se deparar com as mais diferentes promoções em lojas físicas e virtuais. Mas antes de fazer qualquer pagamento, é preciso ficar atento, pois muitos golpistas se aproveitam da data para enganar compradores.

Por isso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta para que os consumidores tenham muita cautela ao realizar as compras na última sexta-feira do mês. De acordo com a delegada Elyenni Célida, os registros mais recorrentes na Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor são as compras em sites e perfis de rede social falsos e a aquisição de produtos falsificados, vendidos como se fossem originais.

Segundo a delegada, transações por impulso tornam o consumidor mais vulnerável a golpes.“Na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de conferir o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado”, exemplifica a delegada Elyenni.

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Confira as dicas da PCMG para não cair em golpes ou ciladas durante as compras da Black Friday:

  1. Desde o início do processo de compra, o consumidor precisa ficar atento aos detalhes, como o valor total e as parcelas, juros, prazo de entrega, valor do frete e, principalmente, se não está incluído no valor, de forma oculta, algum tipo de seguro ou garantia estendida não autorizada pelo comprador
  2. Pesquise os preços dos produtos com antecedência, para saber se houve a prática do “tudo pela metade do dobro”, que é quando, dias antes, as empresas aumentam os preços dos produtos para, na Black Friday, reajustar aos valores originais
  3. Casos em que produtos sejam divulgados com os preços muito abaixo do praticado no mercado também requerem atenção, pois são um forte indício de fraude
  4. O ideal é optar por sites conhecidos. É possível pesquisar a reputação de empresas por meio do site consumidor.gov.br. O Procon também dispõe de uma lista de endereços eletrônicos que devem ser evitados. Confira aqui
  5. Tenha cuidado com sites estrangeiros e ofertas encaminhadas por redes sociais ou e-mail, mesmo aquelas enviadas por pessoas conhecidas. Nesses casos, a orientação é que a compra seja realizada diretamente no site da empresa, digitando o endereço no navegador
  6. É importante também que o consumidor atualize o antivírus no dispositivo em que será efetuada a compra e que escolha uma rede confiável (evitar redes públicas). Para verificar a segurança do site, a orientação é conferir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição “Site Seguro”.
  7. Se for pagar com Pix, confira os dados do recebedor e redobrar os cuidados quando o beneficiário é pessoa física
  8. Se for pagar com boleto bancário, veja todos os dados, como nome da empresa, data, CNPJ, entre outros
  9. Se a opção for pelo crédito, opte pelo cartão virtual único (oferecido pela maioria das instituições financeiras por meio de aplicativo), nunca entregar ou enviar fotos do cartão e não salvar dados de cartão para compras futuras

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Caí no golpe, e agora?

Caso você caia em um golpe, não deixe de reportá-lo à polícia. O consumidor deve denunciar o crime, seja em uma delegacia da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Virtual, em caso de estelionato.

Para isso, é fundamental que o denunciante reúna todos os registros de interação com os golpistas para auxiliar nas investigações. “Salve todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal”, orienta Elyenni Célida.

Quanto ao registro de ocorrência na Delegacia Virtual, o sistema gera uma mensagem ao usuário, por e-mail, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

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