Operação ‘Piracema’ apreende mais de 100 kg de peixes em Ituiutaba e Capinópolis

Durante o período de piracema, é proibido a pesca, armazenamento e transporte de espécies nativas de peixes em rios e lagos.

Com informações G1 Triângulo

A Polícia Militar do Meio Ambiente apreendeu 108 kg de peixes em Ituiutaba e Capinópolis, neste domingo (12). Segundo o sargento Eduardo Venâncio, a multa aplicada pelas infrações é de R$ 2.961 (veja vídeo acima).

A operação “Piracema” ocorreu em rios, lagos, reservatórios hidrelétricos, estradas vicinais, ranchos de pesca e em estabelecimentos que armazenam e comercializam pescado.

Conforme a polícia, “as ações e operações da PM de Meio Ambiente de combate à pesca predatória se intensificam na região durante o período”.

Na piracema é proibida a pesca, o transporte e o armazenamento de espécies nativas de peixes nos rios e lagos, além de outras restrições. A medida visa proteger a reprodução natural dos peixes.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Nessa época, diversas espécies de peixes nadam contra a correnteza em busca de locais adequados para a sua reprodução. É a partir dessa movimentação que vem o nome do período, piracema, que significa “subida do peixe”, traduzido do Tupi.

Por esse motivo, os peixes nativos não podem ser pescados durante a época. Já as espécies exóticas, vindas de outras regiões do país ou inseridos artificialmente na fauna local, podem ser pescadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *