Secretaria de Saúde de Santa Vitória realizou o 4º LIRAa de 2023
Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde o 4º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti) de 2023 em Santa Vitória. O objetivo foi gerar informações oportunas a fim de aumentar a eficácia do controle e combate ao vetor Aedes aegypti.
Durante o levantamento, identificou-se de que o município de Santa Vitoria está em situação de médio risco com relação à transmissão de doenças causadas pelo mosquito. A cidade apresentou índice geral de 1,6%.
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O atual índice, mantém o município em alerta, para elaboração e execução de ações estratégicas de combate ao mosquito.
O Departamento de Endemias alerta para a necessidade de adoção de medidas que eliminem focos do mosquito causador da dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. É importante ressaltar que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda colaboração e atitude de toda a população
A ajuda e colaboração da população são imprescindíveis para o controle e combate ao mosquito transmissor da dengue. É hora de todos agirem; a dengue tem que acabar.