Semana do Pescado é comemorada em Santa Vitória
O projeto Sanitaristas Mirins foi destaque na comemoração da Semana do Pescado, evento este, com ações em todo o país, com o objetivo de integrar a cadeia produtiva e fomentar o consumo de pescado. As ações ocorreram nos dias 9 e 10 de setembro nas escolas municipais Luiz Dib, Nossa Senhora das Graças e São José e na Escola Estadual Professora Dirce Maria de Oliveira, em Chaveslândia.
O projeto que é coordenado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) conta com diversos parceiros no município: Prefeitura de Santa Vitória através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, Associação Regional de Proteção Ambiental de Santa Vitória (ARPA-SV), Sindicato Rural de Santa Vitória e Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
O servidor do IMA Rodrigo da Silva Carvalho ministrou palestras aos escolares, professores e autoridades e falou sobre a importância do consumo do pescado com foco nas propriedades nutricionais, benefícios para saúde, segurança alimentar, pontos importantes na hora de comprar o peixe e atividades que o IMA realiza nesse âmbito no Estado. Logo após, o servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, Mariozan de Freitas, tratou de temas importantes, ainda mais por ser uma região com grande potencial aquícola, entre eles: os peixes da região do Triângulo Mineiro, parâmetros técnicos de qualidade da água, período de defeso e a questão de extinção de algumas espécies.
Várias atividades foram realizadas, algumas turmas visitaram o Sítio Jaú, onde que o Seu Geraldo Costa tem a criação de peixes em tanques escavados. As crianças ficaram encantadas com tantas novidades e atentas na fala de Freitas. Também houve colagem de escamas e peixes feitos com pratos descartáveis e os trabalhos ficaram magníficos.
Para finalização das ações houve roda de conversa com autoridades do município junto com escolares e posteriormente degustação de caldo de peixe, sushi e filé de tilápia frito.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca Maurício Martins Lorena Filho salientou a importância de promover o consumo do pescado no município e mostrar a relevância do peixe como fonte de proteína saudável, as práticas de cultivo adequadas aos objetivos e o cuidado na hora de comprar e realizar o beneficiamento do pescado.
Rodrigo Carvalho agradeceu aos piscicultores José Pedro e Geraldo Costa pelo apoio prestado para realização desse trabalho. Participaram das atividades um total de 149 pessoas.