É hoje! Eclipse solar anular acontece neste sábado (14); veja horário

Com informações O Globo

Um eclipse solar anular (ou anelar) poderá ser visto do Brasil neste sábado (14), com início em horário variável conforme a localidade do observador. O fenômeno, que acontece anualmente, ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando uma sombra sobre a estrela. Em 2023, terá melhor visibilidade em estados do Norte e do Nordeste — mais especificamente no Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins —, mas outros lugares do país observarão uma cobertura parcial do Sol também.

Embora não sejam raros, os eclipses solares nem sempre podem ser vistos do Brasil. O motivo disso é a diferença de tamanho entre o Sol e a Lua, que faz com que a sombra projetada seja visível apenas em ângulos específicos do planeta. Apesar disso, especialistas ouvidos pelo O GLOBO não recomendam olhar diretamente para o evento enquanto ele acontece.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Por que não é seguro olhar para o eclipse solar?

O astrônomo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, explicou a O GLOBO que o perigo da observação a olho nu não está no eclipse, mas sim no Sol. Isso porque a estrela emite tanta luz e radiação que pode queimar a retina.

— Na prática, o que acontece é que a nossa córnea funciona como uma lente, que vai concentrar a luz solar lá no fundo da nossa retina. Assim como acontece se a gente pegar uma lente ou lupa para aquecer um ponto, queimar uma folha de papel, é a mesma coisa que acontece com a nossa retina: ela vai ser queimada pela luz, pela radiação concentrada do Sol — disse Zurita.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Que horas vai começar o eclipse solar de sábado (14)?

De maneira geral, no Brasil, o eclipse solar anelar de 2023 deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), mas a hora em que o fenômeno atinge o seu pico — ou seja, o momento em que a Lua fica completamente posicionada entre o Sol e a Terra — varia de acordo com a localização do observador.

Em Manaus, no Amazonas, por exemplo, a expectativa é de que o eclipse chegue ao seu ponto máximo entre 15h e 15h30. Já em João Pessoa, na Paraíba, o pico deve acontecer por volta das 16h40.

De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o fenômeno de 2023 chegará ao seu fim na costa leste do Brasil pelas 17h30 (horário de Brasília).

Como ver o eclipse solar de 2023 de forma segura?

— A forma mais segura de observar o Sol é utilizando filtros adequados. Existem óculos específicos pra observação solar, que têm certificação ISO e são feitos propriamente para isso, e existe o vidro de soldador, que é uma improvisação que funciona.

— A gente não pode, utilizando o vidro de soldador, observar por muito tempo, porque ele filtra, sim, parte da radiação, mas ainda assim deixa passar alguma coisa, então se a gente deixar o olho muito tempo exposto a essa radiação, pode causar algum dano também. O recomendado é olhar por uns 10 segundos e descansar a vista por mais 30, 40 segundos, até voltar a olhar novamente.

Outra maneira segura de ver o eclipse solar é fazendo uma observação indireta do evento. O Observatório Nacional do Brasil, por exemplo, vai fazer uma transmissão ao vivo do fenômeno. A live pode ser vista pelo YouTube a partir das 11h30 (horário de Brasília) de sábado, que é quando o eclipse iniciará nos Estados Unidos.

Além disso, em alguns estados, planetários e institutos de educação farão uma observação conjunta e segura do fenômeno. É possível conferir o mapa de lugares no site oficial do Observatório Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *