Uberaba tem primeiro caso positivo de febre maculosa e Prefeitura reforça cuidados

Jovem tem 25 anos, passa bem e não tem sequelas. Além das recomendações, Prefeitura instalou placas de alerta em pontos estratégicos para conscientizar a população.

Com informações G1 Triângulo

Uberaba teve o primeiro caso confirmado de febre maculosa em 2023, segundo divulgado nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura. O paciente é um jovem de 25 anos, que procurou uma unidade de pronto atendimento em agosto com sintomas de febre, náuseas, dor de cabeça, dor muscular e cansaço.

A doença, causada por uma bactéria é transmitida pela picada do carrapato-estrela, que costuma ficar em áreas de camping, parques, chácaras e fazendas. Segundo o jovem, ele havia tido contato com carrapatos durante limpeza de uma chácara próxima de Uberaba.

Atualmente, ele passa bem, não tem sequelas e encontra-se recuperado. Para evitar que outros casos ocorram no município, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, via Departamento de Vigilância Epidemiológica, reforça os cuidados contra a febre maculosa.

Ao todo, em 2023, o Departamento de Vigilância Epidemiológica notificou nove casos de febre maculosa em Uberaba. Destes, quatro já foram descartados e outros quatro seguem em investigação, sendo um positivo. Todos os pacientes foram medicados e passam bem.

Além das recomendações, a Prefeitura instalou placas de alerta em pontos estratégicos para conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a febre maculosa.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Cuidados

  • Use repelentes à base de Icaridina, eficazes na prevenção de picadas por carrapatos.
  • Vista roupas de cor clara, compridas e calçados fechados (preferencialmente com meias brancas e de cano longo).
  • Utilize equipamentos de proteção individual, como macacões de manga comprida, nas atividades ocupacionais em ambientes propícios para a presença de carrapatos.
  • Examine o corpo periodicamente para identificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido forem retirados, menor será a chance de infecção.
  • Ao encontrar carrapatos grudados à pele, remova-os com cuidado, utilizando pinças e evitando o esmagamento do animal.
  • Utilize carrapaticidas periodicamente em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária.
  • Em caso de picada por carrapatos e manifestação de sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde, relatando o contato/picada ao médico, para que o profissional possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.

Mais informações pelo telefone (34) 3315-4173.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *