Ecovias do Cerrado inaugura, em Goiás, a 2ª balança de pesagem na velocidade da via do País

Com informações Ecovias do Cerrado

A concessionária Ecovias do Cerrado inaugurou, nesta segunda-feira (25), sua segunda balança de pesagem de veículos de carga na velocidade da via. O equipamento está instalado no km 104 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, sendo o primeiro do tipo do estado de Goiás, e o primeiro do Brasil a ser capaz de fiscalizar, ao mesmo tempo, veículos que circulam pelos dois sentidos de uma rodovia de pista simples.

O dispositivo é similar ao que a concessionária instalou em agosto no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, e dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV) – que conta com balanças e pátios de transbordo às margens da via – para fazer a fiscalização.

Graças a uma tecnologia de alta precisão e única no País, a pesagem do caminhão ou ônibus é feita de forma automática e diretamente na via. Seu funcionamento se dá por meio de sensores de alta precisão instalados nas faixas da rodovia e que aferem diretamente a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico identificam o modelo, a quantidade de eixos e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado.

Segundo explica o Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, a balança apresenta uma série de vantagens em relação aos modelos tradicionais, que utilizam os PPVs físicos. “Com esse tipo de tecnologia, é possível pesar todos os caminhões e ônibus que trafegam na rodovia, durante 24 horas, o que não ocorre em um posto físico, que depende de um trabalho de seleção de veículos e de espaços disponíveis em pátios”, afirma.

Com a otimização do processo fiscalizatório, a tecnologia promove ganhos não apenas aos órgãos reguladores, mas também a todos os usuários. “Será mais fácil detectar a ocorrência de veículos com sobrecarga na rodovia, que é um problema diretamente relacionado ao maior desgaste do pavimento e, até mesmo, à ocorrência de alguns tipos de acidentes, como tombamentos. Além da segurança viária, o setor de transportes também é beneficiado, com a promoção de uma competição justa entre as empresas”, conclui Matheus Fernandes.

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TECNOLOGIA BIDIRECIONAL

O Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, destaca que a balança de Cachoeira Alta é a primeira do País a ser instalada em uma rodovia de pista simples. Por esta razão, o dispositivo conta com uma configuração única, com sensores e câmeras implantados nos dois sentidos da via.

“Ela é duplamente inovadora. Além de contar com a mesma tecnologia utilizada no dispositivo implantado na BR-365, que já é diferenciada, a balança de Cachoeira Alta é a primeira do País a ser bidirecional”, diz.

Neste primeiro momento, a balança entrará em operação em caráter experimental, para captação de dados e aferições.

Com sua inauguração, a Ecovias do Cerrado concluiu a primeira etapa do projeto Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na segunda fase, mais dois equipamentos do tipo serão implantados em Uberlândia-MG e São Simão-GO até abril do ano que vem.

Entenda como funciona o Sistema de Pesagem na velocidade da via

– Pórtico e sensores são instalados na rodovia;

– Veículo passa sobre sensores, sem necessidade de reduzir velocidade;

– Câmeras em pórtico escaneiam e identificam o tipo do veículo;

– Mensagem em Painel comunica resultado da pesagem.

Vantagens do sistema

– Monitoramento de todos os veículos pesados;

– Maior eficiência na fiscalização;

– Aumento na detecção de sobrecargas;

– Diminuição do desgaste da rodovia;

– Mais segurança viária;

– Promoção da competição justa no setor de transportes

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