Onda de calor: Santa Vitória pode ter máxima de 38 graus nesta quinta
Até o próximo fim de semana, a temperatura máxima em Minas Gerais pode ficar até 5ºC acima da média para esta época do ano. O alerta foi feito pela Coordenadoria da Defesa Civil de Minas Gerais, que chamou a atenção também para a baixa umidade relativa do ar, que afeta ainda mais as pessoas.
Segundo a coordenadoria estadual de Defesa Civil (Cedec) a onda de calor em todo o estado de Minas Gerais deverá durar até o próximo sábado (26).
De acordo com a sargento Thais Monteiro Amaral, da Defesa Civil Estadual, as temperaturas poderão ficar acima dos 38 graus no Norte, Noroeste, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Vale do Rio Doce.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Em Santa Vitória, segundo previsão do Inmet, a máxima deve chegar aos 38°C nesta quinta-feira (21).
Além do calorão, os moradores ainda vão ter que lhe dar com a baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 20%. Essas condições podem causar cansaço, dor de cabeça e dificuldade para respirar.
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Outras dicas para enfrentar o tempo seco:
- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.