Encceja 2023: Inscrições abertas para certificação de jovens e adultos
Inep abre inscrições gratuitas para o Encceja 2023, o exame que certifica jovens e adultos sem diploma escolar
Com informações Rádio Itatiaia
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu início às inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Destinado àqueles que não concluíram os estudos na idade adequada, o exame oferece a oportunidade de certificação tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
Os interessados têm até o dia 2 de junho para se inscreverem. As provas serão aplicadas no dia 27 de agosto, nos períodos da manhã (das 9h às 13h) e tarde (das 15h30 às 20h30). Para obter o certificado de ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos de idade na data da prova. Já para a certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Os candidatos precisarão fornecer seu CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para contato, além de indicar a unidade da federação e o município onde desejam realizar a prova, assim como o nível de ensino para o qual desejam a certificação.
Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado devem indicar, no momento da inscrição, o recurso de acessibilidade desejado. Dentre as opções disponíveis estão prova em braille, tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, calculadora, sala de fácil acesso, mesa e cadeira adequados e apoio para pernas e pés.
O exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. No ensino fundamental, as provas avaliarão os componentes curriculares de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Já no ensino médio, serão avaliados os componentes de Química, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
É importante destacar que os candidatos que se inscreveram no Encceja do ano passado, mas não realizaram as provas, devem justificar a ausência por meio do site enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
Aqueles que não justificarem a ausência ou tiverem a solicitação de justificativa reprovada deverão ressarcir o valor de R$40,00 ao Inep, por meio de GRU Cobrança, que pode ser paga em qualquer banco ou casa lotérica.