Virologista santa-vitoriense é destaque em matéria exibida no Jornal Nacional

O Jornal Nacional exibiu na noite desta quinta-feira (04/05) uma campanha de combate à dengue, à chikungunya e à zika lançada pelo Ministério da Saúde.

A matéria destacou que houve aumentos expressivos no número de casos até o fim de abril, em relação ao mesmo período de 2022. Ainda, destaca que a melhor maneira de combater as doenças é evitar depósitos de água parada que ajudam na reprodução do mosquito aedes aegypti.

De acordo com a reportagem, o vírus que causa a doença apareceu no Brasil dez anos atrás. E para entender o que aconteceu durante esse tempo, pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil se uniram para publicar um estudo que traça um retrato da doença no país.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Na íntegra, a matéria exibe uma entrevista com o virologista William Marciel de Souza, onde salienta que a chikungunya atingiu 60% dos municípios brasileiros nessa última década.

“O vírus continuou causando infecções e causando essas ondas epidêmicas em pequenas microrregiões do país, fazendo com que tivessem 7 grandes ondas epidêmicas nos últimos anos. Essa informação é importante para comunicar com a saúde pública do Brasil. Isso inclui controle de vetores e também um alerta para melhorar a questão do diagnóstico de chikungunya nesses municípios”, diz o virologista William de Souza.

Veja no minuto 28’04 a referida reportagem exibida no Jornal Nacional nesta quinta-feira (04/05).

William Marciel de Souza

Nascido em Santa Vitória (MG), o virologista William Marciel de Souza é filho da cabeleireira Cimara Borges. Atualmente reside no Texas (EUA).

  • É Biomédico formado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010).
  • Possui Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Realizou estágio doutoral no Centre for Virus Research – University of Glasgow, Escócia (2015-2016).
  • É membro do International Committee of Taxonomy of Viruses (ICTV) – Peribunyaviridae Study Group e Hepeviridae Study Group.
  • Tem experiência em microbiologia, com ênfase em virologia, atuando em estudos prospectivos, genômicos e evolutivos de vírus zoonóticos, emergentes e re-emergentes. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *