Arara-canindé é resgatada de rachadura em palmeira em Ituiutaba
Na manhã deste sábado (22), por volta das 9h15, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar em Ituiutaba foi acionado para atendimento a uma ocorrência de salvamento de animal em risco no centro da referida cidade. O animal tratava-se de uma arara-canindé, que ficou presa pela asa na rachadura de uma palmeira seca, a aproximadamente 15 metros do chão. Sem conseguir se soltar a ave se debatia pendurada.
Ao chegar no local, os militares fizeram uma análise da situação e montaram um sistema para que tivessem contato com a arara. Uma escada prolongavel foi posicionada e estabilizada.
Com o uso de EPIs e técnicas de salvamento em altura, utilizando-se de um bastão, foi possível realizar a retirada da mesma.
A ave foi capturada e levada até uma clínica veterinária da cidade, para que recebesse os cuidados necessários, já que estava lesionada, e para que seja posteriormente reintegrada à natureza.
Quando se depararem com animais silvestres em perigo ligue 193. Não tente realizar o salvamento sem os conhecimentos técnicos necessários, pois existem riscos neste ato.