Quadrilha envolvida com desvio, furto e roubo de placas solares tem R$ 3 milhões bloqueados em operação em MG e SP

Mandados foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (13) em Conceição das Alagoas, Frutal e Aguaí (SP). Motoristas, agenciadores, negociadores foram identificados como responsáveis pelos crimes.

Com informações G1 Triângulo

Integrantes de quadrilha envolvida com desvio, furto e roubo de cargas de placas solares tiveram R$ 3 milhões bloqueados na Operação “Refração”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) em Conceição das AlagoasFrutal e Aguaí (SP).

Também foram cumpridos cinco mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão, sendo dois em cada cidade, com diversos materiais apreendidos.

A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba contou com apoio da Polícia Militar (PM), Gaeco de Campinas (SP) e Polícia Penal de Minas Gerais.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Conforme o Gaeco, a investigação começou em agosto de 2022 para apurar várias ocorrências de furtos e/ou roubos de cargas de equipamentos de produção de energia fotovoltaica – como placas de captação de energia solar, conversores para energia elétrica, dentre outros equipamentos – principalmente na região de Conceição das Alagoas.

Motoristas, agenciadores, negociadores foram identificados como responsáveis por esses crimes. Foi descoberto que a quadrilha tinha um esquema estruturado, desde a organização dos desvios, até uma estrutura de vendas, com rede de receptadores para as cargas desviadas.

O nome da operação faz menção ao efeito produzido pela luz solar ao mudar de meio material. Na refração, a luz sofre alteração em suas ondas ao mudar de meio ótico – fazendo referência aos desvios das placas solares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *