Médico de Santa Vitória recebe o título de Médico da Família e Comunidade
Com informações ASCOM-Prefeitura de Santa Vitória
Gustavo Alves Araújo, 28 anos, formado na Universidade Federal de Uberlândia é médico na cidade de Santa Vitória desde o ano de 2018, prestando seus serviços no PSF José Paulo Fernandes, em Chaveslandia, onde atua até o presente momento.
Recentemente, recebeu o título de Médico de Família e Comunidade, vinculado a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Via de regra, existem duas formas de um médico se tornar especialista em alguma área: ou o médico ingressa em um programa de residência onde permanecerá em período integral participando de atividades de determinada especialidade, ou então após algum período de experiência naquela especialidade presta uma prova de conhecimentos específicos e, se aprovado, adquire o título. Este último processo foi o adotado pelo médico de Chaveslândia, Gustavo Alves Araújo, após ter completado mais de 4 anos de atuação em medicina de família e ter sido aprovado na prova.
Apesar de poucos conhecerem de fato, a medicina de família e comunidade é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e trata-se de um atendimento clínico qualificado e humanizado de uma determinada população, em todos os seus ciclos da vida, desde a infância, passando pela idade adulta e gestação, até a terceira idade.
Atualmente, o médico Gustavo cursa uma pós graduação/especialização em cuidados paliativos no Instituto Albert Einstein, em São Paulo, como complementação de sua formação em medicina de família e comunidade, trazendo novos conhecimentos para o atendimento da população de Chaveslândia e Santa Vitória, em especial aos pacientes com doenças crônicas.