A história por trás de endereços com nomes curiosos em Santa Vitória

A cidade de Santa Vitória reúne uma série de logradouros que chamam atenção pelos nomes e ou referências pouco usuais.

Conforme apurado pelo Correio de Santa Vitória, uma série de logradouros possuem homenagens e referências que, fora do contexto em que foram designados, podem ser curiosos para quem observa.

Confira a história por trás de endereços com nomes curiosos em Santa Vitória

RUA RODA PEÃO

Segundo o saudoso Zequinha Coelho, a nomenclatura dada a Rua Roda Peão fora uma homenagem a antiga estrada, chamada de “avenida boiadeira”. A referida estrada, bastante utilizada para a passagem de boiadas, ligava a cidade às regiões do Corguinho, Perobas, Baixadão, Escondidinha, etc.

EIXO MONUMENTAL

Erroneamente é chamada de Rua Eixo Monumental, mas a nomenclatura dada na época fora apenas Eixo Monumental.

Imaginava-se ali, com o referido nome, uma “linha de ligação de uma parte da cidade com a outra”.

RUA AFONSO UCHÔA

Nenhum morador soube identificar de quem se trata a pessoa de Francisco Uchoa. O nome é uma incógnita, pois não há registro de morador antigo com a referida alcunha.

RUA CAPITÃO NICO

A Rua Capitão Nico tem apenas dois quarteirões, compreendidos entre as avenidas Minas Gerais e São Paulo. Capitão Nico era o apelido de José Ribeiro de Vasconcelos, um dos primeiros moradores da cidade. Foi ele quem trouxe o primeiro automóvel do povoado de Santa Vitória.

O difícil é explicar porque a rua muda de nome a partir do entroncamento com a Avenida Genésio Franco de Morais, quando passa a se chamar Francisco dos Reis Goulart.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

RUA CANAL

No século passado, a principal via que ligava a cidade de Santa Vitória ao povoado do Canal de São Simão, em Goiás, era uma estrada de terra, a qual recebeu o nome de Rua Canal. Essa via ligava-se à Avenida Amazonas, passando pelo Bairro Dom Alexandre até a saída para o distrito de Perdilândia.

Nos idos de 1998, por iniciativa do vereador João Adão Guimarães, essa via (até então Rua Canal), da Rua Dois até a saída para o distrito de Perdilândia, recebeu a nomenclatura de Rua Horácio Marques.

AVENIDAS DAS AMOREIRAS

A nomenclatura refere-se ao próprio bairro (Amoreiras) aonde está localizada.

Em tempos idos, havia uma produção de bicho-da-seda no referido bairro, por iniciativa de Dionísio de Souza Santos. Ali mesmo, nos arredores, havia uma vasta plantação de amoreiras, onde as folhas eram utilizadas na alimentação das larvas do bicho-da-seda.

ALAMEDA DAS ANDORINHAS

A via está localizada no bairro Jardim Planalto.

Segundo o morador Márcio Santos, na época da criação do referido bairro, fora dado nomes de pássaros às vias abertas na localidade.

Anos mais tarde, por iniciativa da Câmara Municipal, extinguiram-se os nomes de pássaros da maioria das vias, homenageando pessoas. Assim, a única via com nome de pássaro, que sobrou, foi a Alameda das Andorinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *