Ecovias do Cerrado realiza em média um atendimento a cada 10 minutos

Com informações Ecovias do Cerrado

A cada 10 minutos, a Ecovias do Cerrado realiza ao menos um atendimento ao longo dos 437 quilômetros de concessão das BRs 364 e 365, entre Uberlândia-MG e Jataí-GO. Essa foi a média registrada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que completou 2 anos de operação em 1º de setembro.
 
Na rodovia, motoristas podem solicitar socorro médico, mecânico e remoções veiculares de forma gratuita, a qualquer hora do dia, pelo telefone 0800 0364 365. Já nas nossas bases, os usuários podem realizar paradas rápidas para descanso, tomar água, ir ao banheiro e sanar dúvidas sobre o trajeto. 
 
No total, foram mais de 109 mil acionamentos tratados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), setor da concessionária responsável pelo monitoramento e pela logística das equipes na rodovia. O número representa uma média de 149 atendimentos por dia em todo o trecho. 
 
Problemas mecânicos foram uma das principais causas de acionamento no período. Foram mais de 41 mil atendimentos do tipo, a maioria deles relacionada a panes mecânicas (29,3 mil), seguido de pneus furados ou estourados (5,3 mil), panes secas (3,4 mil) e panes elétricas (3,2 mil). 
 
“Se antes da concessão, o motorista ficava à própria sorte, tendo de solicitar recursos próprios em caso de panes ou até mesmo ocorrências mais graves, com a chegada do SAU, essa realidade mudou. O usuário trafega mais tranquilo e seguro sabendo que, além de uma rodovia com boas condições de pavimento e de sinalização, ele também contará com apoio especializado, caso precisar”, afirma o Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes. 

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FROTA BEM EQUIPADA 
 
Para os atendimentos na rodovia, a concessionária possui uma equipe de 189 profissionais, que atuam junto a uma frota de 9 ambulâncias, 3 guinchos leves, 3 guinchos pesados, 2 caminhões-pipas e 2 caminhões-boiadeiros.
 
Há ainda 5 viaturas de inspeção de tráfego, que percorrem todo o trecho durante 24h. Equipados com uma variedade de ferramentas, esses veículos operacionais foram responsáveis por 89 mil atendimentos ao longo destes 2 anos, em serviços que incluem socorro mecânico de baixa complexidade (troca de pneus, recargas de baterias, entre outros), remoções de objetos na pista, sinalização e orientação para o tráfego em cenas de acidentes, e, até mesmo, combate a incêndios. 
 
“Nossa frota possui veículos multitarefas, que têm capacidade de dar apoio a diversos tipos de ocorrências, além daquelas para os quais foram originalmente projetados. Por exemplo, os caminhões-boiadeiros, que são mais voltados à remoção de animais, ou até mesmo as ambulâncias pré-hospitalares também conseguem prestar auxílio a usuários em demandas de socorro mecânico, caso necessário”, comenta Fernandes. 
 
Quando não é possível resolver a situação do veículo na rodovia, entram em ação os guinchos leves e pesados, que juntos realizaram 11,4 mil atendimentos no período.

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ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
 
Mais de 3,1 mil usuários receberam algum apoio da equipe médica da concessionária nestes dois anos do SAU. O número não inclui apenas atendimentos prestados em acidentes, como remoções hospitalares ou tratamento de lesões, mas também auxílios a motoristas que apresentaram algum mal-estar durante a viagem e orientações de saúde.
 
TOTAL DE ATENDIMENTO (por tipo ou veículo)
 
Caminhão-boiadeiro: 215 

Serviços de inspeção: 89.429 

Socorro mecânico: 4.433 

Atendimento médico: 3.152 

Caminhão-pipa: 482 

Remoção veicular: 11.434 

Total Geral: 109.145 

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COMO SOLICITAR O APOIO NA RODOVIA? 
 
A solicitação de recursos pode ser feita por meio de ligação gratuita para 0800 0364 365, que possui linha direta com o Centro de Controle Operacional.
 
O CCO também acompanha, em tempo real, através das câmeras de monitoramento, tudo o que ocorre na rodovia. 
 
Outra forma de solicitar apoio é por meio do serviço de inspeção 24 horas, ao avistar alguma viatura ou ser detectado por ela. 
 
COMO OCORRE O ATENDIMENTO? 
 
Ao ligar para o 0800, os motoristas podem acionar guincho, solicitar ambulâncias ou pedir assistência mecânica. 
 
O objetivo da concessionária é garantir que a via esteja sempre com fluidez e segurança e, em caso de eventual defeito de um veículo ou acidente, a pista seja liberada o mais rápido possível. 
 
Dessa forma, caso o atendimento mecânico não seja possível de ser resolvido no local, o usuário tem seu veículo removido por guinchos, de forma gratuita, até o ponto de apoio mais próximo.  
 
Para ocorrências pré-hospitalares mais complexas, que precisam de suporte e observação médica intensa, o usuário é removido pela ambulância da concessionária até uma unidade de saúde do município mais próximo ou, em casos mais graves, a um hospital referência no atendimento necessário. 

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