Hoje é o Dia Nacional do Futebol; conheça a origem do esporte em Santa Vitória

Hoje, dia 19 de julho, se comemora o Dia Nacional do Futebol. Não é feriado, mas a data celebra o esporte mais amado do país.

Desde 1976, o dia, escolhido pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto), que depois viraria CBF (Confederação Brasileira de Futebol), presta homenagem ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.

Fundado em 19 de julho de 1900, o Vovô, como é chamado, mantém atividade ininterruptamente até hoje e disputa a Terceira Divisão do futebol gaúcho.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Como o futebol começou em Santa Vitória?

Em 1943, sob iniciativa de Ary de Souza, Napoleão, Lucas e o dentista Andiara, foi fundado o primeiro time de futebol, denominado Associação Esportiva Santa Vitória.

Diga-se de passagem, o uniforme e a bola pertencia ao jogador e fundador Ary.

Anos mais tarde, surgiriam as equipes do Vitória, Vila Nova, Perdilândia, Operário, São Luís, Carvoeira, Flamengo do Correguinho, AMES, dentre outros.

Associação Esportiva Santa Vitória.
Na foto estão Herculano Batista Costa, Sebastião Seleiro, Sebastião Batista Costa, Neném Martins, Fihínho Bernardes, Jerominho da Siambrósia, Wilfred Lisboa Lima (Batote), Ary de Souza Oliveira, Geraldo Lopes, Genésio Careca, Napoleão Ramos e Sebastião Alonso.
À frente as rainhas Dagmar Guimarães Amorim e Edith Marques Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *