Afogamento: Bombeiros orientam sobre os cuidados necessários


A morte de uma criança, de apenas dois anos de idade por afogamento na piscina de casa deixou toda a cidade de Ituiutaba consternada neste último fim de semana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar o fato ocorreu no sábado, dia 2 de julho, por volta das 9h30, na Rua Araguaia no bairro Marta Helena, em Ituiutaba.
Segundo testemunhas, acredita-se que a criança tenha conseguido abrir a porta que dá acesso à piscina, vindo a cair dentro das águas. Assim que percebeu a ausência da criança, uma familiar foi procurá-la, tendo encontrado a mesma já dentro da piscina se afogando. Uma equipe do Samu foi até o local e prestaram o atendimento a criança, porém a vítima não resistiu e faleceu.
De acordo com o tenente André Mariano, comandante do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba “o uso recreativo de piscinas por crianças, necessita de uma atenção redobrada de um adulto, pois o público infantil não possui a percepção do risco que o local oferece, devendo ser monitorado em todo o tempo”
O comandante ainda destaca que no município existe uma lei que regula o uso de piscinas e presença de guarda-vidas em locais de recepção de público e eventos como clubes, academias de esporte e ginástica, salões de eventos, estabelecimentos de ensino e congêneres.
Já com relação as piscinas particulares, em residências, o tenente destaca que cabe aos proprietários adotar as medidas de segurança necessárias.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–


Quanto ao uso de piscinas o Corpo de Bombeiros faz o seguinte alerta:
- Crianças devem sempre estar sob a supervisão de um adulto.
- Não permita o acesso à piscina para crianças menores desacompanhadas.
- Caso você necessite se afastar da piscina, leve sua criança consigo.
- Isole sua piscina.(Utilize Grades e lonas específicas)
- Instale tampas de proteção adequados para drenos das piscinas.
- Em clubes, verifique sempre a presença de guarda-vidas no local.
