SEMAPA acompanha georreferenciamento em assentamentos em Santa Vitória

Nesta tarde do último sábado (2), o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Santa Vitória, Maurício Martins Lorena Filho, representando o prefeito Salim Curi, participou da reunião de início dos trabalhos de georreferenciamento do PA Nova Jacaré Curiango, executando pela Ferrovia Rumo.

Posteriormente, também esteve em visita de atualização do INCRA no PA Nova JUBRAN, no lote 87, da agricultora familiar Sueli de Freitas Andrade.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

O que é georreferenciamento?

Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico que vai tornar as coordenadas geográficas do imóvel conhecidas em um dado sistema de referência. É obrigatório para todas as propriedades rurais.

O georreferenciamento foi criado para se eliminar as falhas de levantamentos topográficos antigos, o que por vezes gerava áreas sobrepostas e grandes discussões jurídicas. A Lei 10.267/01 tornou obrigatório o georreferenciamento do imóvel rural na escritura para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais, respeitando os prazos previstos.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

O Incra, em atendimento ao que preconiza a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações através de memorial descritivo executado por profissional habilitado – com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por parte do CREA – contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, com a precisão posicional de 50 cm sendo atingida na determinação de cada um deles (art. 176, § 4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *