Uberlândia sedia ultramaratona aquática Tambaqui Challenge em 2022
Primeira edição do evento será realizada nesta segunda-feira, na Represa do Capim Branco. Percursos serão de 28km e 15km
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba
A Represa do Capim Branco, que começa em Uberlândia e termina em Araguari, vai receber ultramaratonistas aquáticos de diversas regiões do Brasil nesta segunda-feira para a disputa do Tambaqui Challenge, um desafio em águas abertas.
A largada da prova, que terá percursos de 28km e 15km, está prevista para as 6h. O maior percurso deve ser percorrido entre 7h e 8h.
Inspirado em provas como a Travessia do Leme ao Pontal e a Swim BISA, o evento idealizado por Hugo Burgos tem o objetivo de transformar a região em um ponto atrativo para maratonas e ultramaratonas aquáticas.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Segundo Hugo, que é sócio da empresa que promove este e já promoveu outros eventos em águas abertas, esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe um desafio dessa dimensão.
– Essa é a maior distância nesse formato de prova no nosso estado, é a primeira vez dessa versão de ultramaratona, então, estamos sendo pioneiros. Minha grande alegria e satisfação é que também vamos estar apresentando para o todo o Brasil as nossas represas, o quanto elas são bonitas e como podemos usufruir delas da melhor forma possível. Também estamos colocando Uberlândia no mapa das maratonas e ultramaratonas aquáticas – declarou.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
As provas do Tambaqui Challenge poderão ser realizadas em formato solo ou em revezamento com duplas, trios ou quartetos. De acordo com o idealizador do evento, o maior público do desafio vem do estado de São Paulo.
– O Brasil tem cerca de 200 nadadores em condições de fazer uma prova de 28km solo. Mas como também vamos fazer em dupla, trio e quarteto, abrimos a possibilidade para outros nadadores que queiram participar – explicou.
Hugo também fará o percurso junto com outros participantes. Ele é treinado pelo técnico e ultaramaratonista aquático Samir Barel e tem no currículo algumas ultramaratonas realizadas, com destaque para o Amazon Challenge de 18 km, nas águas do Rio Negro.