Ecovias do Cerrado vai investir na duplicação de 44 km entre Monte Alegre de Minas e Ituiutaba
Com informações Diário do Comércio
Em dois anos de concessão, a Ecovias do Cerrado, empresa do Grupo EcoRodovias, que administra os 437 quilômetros da BR-364/365, entre Jataí (GO) e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já investiu R$ 463 milhões em obras de melhoria viária. Do valor total, R$ 173 milhões foram desembolsados ao longo de 2021. Os recursos foram aplicados em obras, tecnologia, implantação do serviço de atendimento ao usuário, entre outros. Para 2022, a previsão é aplicar em torno de R$ 352 milhões.
Entre as intervenções feitas, um dos destaques, segundo o gerente de engenharia Ecovias do Cerrado, Miquéias Neuenfeld, foi a entrega do novo Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas.
“Esta é uma obra bem emblemática no trecho. É uma obra que foi iniciada há mais de dez anos e que depois de uma série de idas e vindas estava paralisada há anos. Com a concessionária assumindo, conseguimos entregar esse benefício para o usuário”.
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Ainda segundo Neuenfeld, com as obras, foi eliminado também um importante gargalos.
“Tinhamos 80 quilômetros de pista duplicada e existia uma interseção onde a pista virava simples. Conseguimos regular este importante gargalo”.
Ao longo dos dois primeiros anos da concessão, também foram entregues mais de 40 quilômetros de acostamento, cerca de 10 quilômetros de faixas adicionais e mais de 10 quilômetros de iluminação concluída.
“Tivemos dois anos de trabalho muito intenso onde conseguimos cumprir na íntegra as obrigações contratuais. Fizemos 35 novos acessos pavimentados e dentro das normas exigidas, que são itens críticos de segurança rodoviária. Eliminamos pontos de cruzamentos críticos da rodovia, com a construção de três rotatórias. Foram duas pontes revitalizadas, onde foi feito reforço e alargamento, e implantamos uma passarela”.
Com os aportes, também foram entregues uma unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal, 125 quilômetros de defensas metálicas, 200 mil novas unidades de tachas refletivas, 6.000 placas de sinalização vertical e 1.500 quilômetros de faixas horizontais revitalizadas. Foram feitas ainda obras de correção de curva, melhorias de interseção e outros.
“As faixas metálicas são extremamente importantes para a segurança viária por minimizar as saídas de pista, evitando que o veículo seja arremessado. Neste período, conseguimos implantar 125 quilômetros, o que é muito marcante”.
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As melhorias no trecho sob concessão incluem ainda a limpeza e manutenção da via.
Além da rodovia, os benefícios trazidos pela concessão também se estendem às prefeituras das cidades ao longo do trecho.
De acordo com a Ecovias do Cerrado, em dois anos de concessão, os 11 municípios ao longo do trecho administrado receberam mais de R$ 7 milhões referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido sobre a receita do pedágio.
Dos 11 municípios ao longo do trecho, seis estão em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia) e cinco em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão).
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Planos
Para 2022, as expectativas são positivas e a previsão é investir R$ 352 milhões.
As obras previstas para o terceiro ano de concessão incluem a construção de 36 acessos, 4,1 quilômetros de adequação de acostamento, 17,3 quilômetros de faixas adicionais, 9,5 quilômetros de vias marginais, duas melhorias de interseção, construção de duas passarelas, quatro postos de pesagem, cinco rotatórias alongadas, um dispositivo no entroncamento da BR 365/BR 153 (Trevão), 125 quilômetros de recuperação de pavimento na BR-365/364, três recuperações, reforços e alargamentos de obras de arte especiais.
Até o fim do contrato de concessão, serão aplicados R$ 2,8 bilhões no sistema viário em obras de ampliação e melhorias, restauração, conservação, operação e monitoramento.
Dentre as ampliações e melhorias que a concessionária deverá realizar na rodovia estão a duplicação de 44 quilômetros entre Monte Alegre de Minas e Ituiutaba em Minas Gerais e a implantação de 134 quilômetros de terceiras faixas, de 88 quilômetros de acostamentos e de 20 quilômetros de vias marginais.
Também está prevista a construção e a implantação de um dispositivo viário na interseção da BR-365 com a BR-153, no local conhecido como Trevão de Monte Alegre de Minas.