Secretarias Municipais realizam oficinas em parceria com o consórcio CIDES e servidores da UFU
Secretarias Municipais realizam oficina de compostagem e reutilização de óleo usado para produção de sabão líquido para alunos em parceria com o consórcio CIDES e servidores da UFU como atividade referente a revisão dos planos de gestão de resíduos sólidos e saneamento básico.
A Prefeitura de Santa Vitória, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Pesca; Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Educação e Cultura, realizaram na manhã de sexta-feira (18/02), uma Oficina de Compostagem e Reutilização de Óleo Usado para produção de sabão líquido no Viveiro Municipal, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e com a professora Dra. Vânia Santos Figueiredo e bolsista Adeon Souza da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.
Na ocasião estiverem presentes os alunos do 7° ano da Escola Municipal São José juntamente com a professora de Educação Física Irenilda Conceição de Lima, diretora Maria Diva de Jesus e secretária de Educação e Cultura Francisca Vânia de Oliveira Silva.
Foram apresentados aos presentes pela professora Vânia e pelo bolsista Adeon Souza da como é o processo de compostagem, seus resultados e como pode ser realizado e utilizado em casa pela população, produzindo assim um adubo natural muito fértil e aumentando a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.
A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café e etc.) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo natural.
Após a oficina de compostagem aconteceu a oficina de Reutilização de Óleo Usado para produção de sabão líquido. Na qual, foi reaproveitado um óleo de cozinha usado, normalmente utilizado em frituras, e que foi transformado em um sabão líquido para utilização na limpeza de casa e roupas, e até na limpeza em geral.
O óleo de cozinha usado descartado na pia é o mesmo que entope redes de esgoto e aumenta os custos de tratamento de água, além de poluir rios e represas. Visto que, uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água.Esta ação apresentada na oficina evita o descarte inadequado de óleo usado nas pias cozinhas e solos, e o reaproveitamento para a limpeza, ressaltou a professora Dra. Vânia Santos Figueiredo da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.
A atividade experimental costuma ser motivante e produtiva, e se for precedida de situações problematizadoras pode auxiliar, e muito, os aprendizes na busca pela ampliação de seus horizontes conceituais. Entretanto, a busca de alternativas viáveis para otimizar o aproveitamento ou destino correto dos resíduos gerados pela população deve ser de interesse da sociedade em geral, sendo a escola um dos ambientes capazes de proporcionar a discussão sobre assuntos como este, buscando sempre a pesquisa de alternativas viáveis e práticas para os problemas através de pequenas ações, como esta oficina realizada na sede do Viveiro Municipal, ressaltou o secretário Fernando Bonito.
No encerramento, todos caminharam pelo horto municipal e ainda levaram mudas de plantas para casa.