Bombeiros capturam ouriço-cacheiro em telhado de casa em Ituiutaba
Na tarde deste sábado (05/02), por volta das 15 horas, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para realizar a captura de um ouriço-cacheiro adulto na Rua RD Seis, no bairro Residencial Drummond, em Ituiutaba-MG.
O animal subiu no telhado da residência e acabou ficando preso ao tentar passar em uma fresta que dava acesso ao forro da casa, sendo visualizado pelo solicitante.
A guarnição de bombeiros militares capturou o animal aplicando técnicas de salvamento terrestre, de maneira a preservar a integridade física do mesmo. Foram utilizados na ocorrência os equipamentos de proteção individuais, quais sejam, capacete e luva, além dos equipamentos próprios para a realização da captura do animal, como pinça, cambão e um tambor para o transporte do mesmo.
Também foi utilizado uma escada para possibilitar o acesso dos Bombeiros Militares ao telhado da residência. Após ser capturado com segurança, o mamífero foi solto em seu habitat.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O ouriço-cacheiro possui o corpo coberto por pelos, assim como a maioria dos mamíferos, no entanto, alguns destes pelos são modificados e muito especiais. Os pelos são feitos de queratina, assim como o cabelo humano, porém, alguns pelos possuem tanta queratina, que se tornaram muito duros e resistentes, parecendo-se com espinhos. Estes espinhos são de coloração amarelada e pontiagudos como uma flecha. Eles cobrem a maior parte do corpo do animal, com exceção da barriga e da ponta da cauda.
Quando este animal se sente ameaçado, ele ergue todos os pelos do seu corpo para o alto, dessa maneira, se qualquer predador tocá-lo irá se machucar com todos estes espinhos. Lembrem-se que os espinhos são pelos, animais não possuem músculos capazes de lançar os pelos para longe do seu próprio corpo, ele não será capaz de ferir ninguém a menos que seja tocado. Depois de caírem naturalmente ou serem arrancados, todos os pelos irão crescer novamente.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a ligar 193 ao se depararem com animais silvestres em situações de risco/perigo ou perigosos/agressivos que estejam fora de seu habitat trazendo riscos a população, para que a captura seja realizada de maneira correta, segura e sem danos e riscos para os animais.