UHE de São Simão mantém reservatório em nível baixo mesmo registrando fortes chuvas
Com informações Jornal Somos e ONS
O estado de Goiás está mantendo em baixa os níveis dos reservatórios, apesar de estar recebendo fortes chuvas devido ao corredor de umidade vindo do Norte do Brasil.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), um dos motivos é que as chuvas estão acontecendo de forma desproporcional, vindo em grande quantidade em uma região, e em pouca quantidade em outras.
“No Sudoeste e no Sul goiano as chuvas não estão tão intensas. Chove demais de um lado, numa bacia hidrográfica, e chove menos em outras bacias”, contou o gerente do Cimehgo, André Amorim, que ainda explicou que essa desproporcionalidade das chuvas faz com que os reservatórios se recuperem de forma tímida, lenta e demorada.
Por isso, alguns reservatórios estão com níveis preocupantes. É o caso do de São Simão, por exemplo, que está com 29,52% de volume útil, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de quarta-feira (12).
“Ainda não temos nenhum reservatório de Goiás com 50% do volume útil, para termos uma ideia”, alertou o gerente do Cimehgo.
Confira como estão o volume útil dos reservatórios das usinas hidrelétricas que abrangem a bacia hidrográfica do Rio Paranaíba:
– Batalha 63,89%
– Itumbiara 34,56%
– São Simão 29,52%
– Emborcação 27,36%
– Nova Ponte 22,96%
– Serra do Facão 16,10%