Alegria marca noite de formatura da 4ª Turma da Educação de Jovens e Adultos da APAE
Aconteceu na sexta-feira (19), no Vila Country Clube, uma noite de festividade quando os alunos do Centro de Educação Especial Passo a Passo, Escola da APAE de Santa Vitória se formaram e receberam seus diplomas galgando mais um degrau na escala profissional.
O ambiente especialmente preparado ofereceu conforto e segurança aos formandos com seus familiares. Eram jovens, pessoas de meia idade, pessoas maduras, mas com algo em comum: a alegria estampada no rosto. Foi uma noite cheia de emoção e de alegria com um olhar preciso para a frente e com o vislumbrar de um futuro mais feliz para todas as pessoas, apesar de um cenário cheio de incertezas nesse período de pós-pandemia da Covid-19.
A solenidade contou com inúmeras surpresas como os formandos dançando para seus familiares, os quais não sabiam o que aconteceria e fez com que todos se emocionassem e os aplaudissem de pé. E a tão esperada formatura chegou! anunciou a cerimonialista, Sara Franzão, que emocionada prosseguiu: Não é pelo canudo não! É muito mais que isso! Hoje é a concretização de um sonho! Está é a grande noite da formatura!
E para tanto passamos agora a convidar os Formandos para tomar assento nas cadeiras de honra: Lucas Aguiar de Jesus; Maria Madalena de Oliveira; Máximo Rosado Santos; Paulo Romário de Souza; Sebastião Aparecido de Medeiros; Vandeir Braga do Nascimento; Wagner Aparecido Matias de Souza.
O vereador Zilmar Filho (MDB) representou o Prefeito: Salim Curi, a Primeira-dama Mariza Curi e os vereadores do Município e justificou
“Nosso prefeito Salim Curi, por compromissos ligados à sua saúde e a primeira-dama Mariza Curi não puderam comparecer e nos incumbiu desta importante tarefa. Também o presidente da Câmara, por compromissos anteriormente assumidos nos deu a grata tarefa de aqui representá-lo”. Ao saudar os formados nominou cada um. Fez um agradecimento aos pais, aos dirigentes do Poder Público, aos professores, diretora, presidente e todos os funcionários e voluntários da APAE. “Acredito que a palavra que define esse momento é AGRADECIMENTO”, concluiu.
A secretária de Educação e Cultura, Francisca Vânia de Oliveira Silva, neste ato representando todos os Secretários Municipais e, que fez uma oração inicial, explicou que esse evento é a realização de um sonho.
“A nossa vida é um degrau. Eu não preciso ver o último degrau e a cada dia vou subindo um degrauzinho, sendo que o mais importante é não parar no primeiro. Assim como nós todos os formandos de hoje têm os seus sonhos e suas limitações. Parabéns a todos vocês que a cada dia soube mais um degrau e o meu profundo respeito a essa equipe que sempre fez com muito amor e com um diferencial o seu trabalho e aos pais por confiarem os seus filhos a essa equipe. A nossa gratidão a todos os envolvidos porque a educação é um processo, ela não é fragmentada”, concluiu.
Também fizeram uso da palavra a diretora do Centro de Educação Especial passo a passo, Soneida Maria Barbosa de Morais e a Presidente da APAE, Maristela Franco que falaram da dedicação e o respeito dos alunos em todos os momentos, pois todos faziam questão de cumprimentar seus professores. Em nome dos educadores da Escola, foi prestada homenagem aos professores desta turma, Maria Ivone, Regiane, Larissa, Dayane e Graziella.
Após a entrega dos certificados, houve leitura do juramento, apresentação musical com Sebastiana Caetano da Silva sob orientação da musicoterapeuta Josienne Franco, os quais foram acompanhados pelos violões de Paulo Gustavo e Pedro Guilherme. Teve também uma apresentação especial envolvendo alunos e professores. Ainda houve um jantar de confraternização entre alunos, familiares, autoridades, professores, corpo técnico da escola e todos os demais que atuam no Centro de Educação Especial Passo a Passo, Escola da APAE de Santa Vitória.