Chuva negra é registrada em Santa Vitória
Na noite deste domingo (26) choveu de 13 a 15 milímetros na cidade de Santa Vitória, o suficiente para amenizar o calorão das últimas semanas, bem como a constante poeira, que vinha tirando o sossego dos moradores.
Mas chamou a atenção a coloração da chuva de ontem, certamente causada pelas inúmeras queimadas ocorridas na região do Pontal do Triângulo Mineiro.
O professor Leandro Francisco Alves tomou um pouco da chuva durante o percurso para sua casa e, ao chegar em sua residência, estranhou a colocação marrom em sua camisa branca.
A psicóloga Amábily Coelho registrou em vídeo a água de chuva em tom escuro, acumulada num balde. Veja o vídeo. https://youtube.com/shorts/PnXi2ocl7IA?feature=share
Max Barthasson enviou à redação uma foto de uma piscina da cidade, onde água também ficou com a tonalidade escura.
O fenômeno, conhecido por “chuva negra”, é o excesso de poluentes no ar que “escurece” a chuva, diz o pesquisador Carlos Bocuhy – presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam).
“A chuva negra não é prejudicial, ela limpa a cidade: tira da atmosfera e lança na água”, explicou.
Segundo afirma, os principais impactos da chuva são relativos à poluição difusa, mas sem grandes riscos para pessoas ou bens.