Santa Vitória discute ações específicas para coibir a crescente onda de homicídios no Município
Autoridades municipais e representantes da sociedade civil e religiosa estiveram reunidos na noite de quarta-feira (25), no salão do Conviver, para discutirem sobre o crescente número de homicídios consumados e tentados em Santa Vitória no ano de 2021. Foram sete homicídios consumados e um tentado até a presente data, o que acendeu a luz vermelha para a necessidade de ações específicas.
A iniciativa da reunião partiu do 2º tenente PM Leonardo Rodrigues dos Santos – comandante do 6º Pelotão PM de Santa Vitória, e contou com apoio da Prefeitura, por meio de várias secretarias da Administração Municipal, além do Poder Judiciário e Ministério Público, Subseção da OAB/MG de Santa Vitória, Polícia Civil, Câmara Municipal e organizações da sociedade civil.
Na ocasião, o 2º tenente PM Leonardo fez uma explanação sobre os homicídios consumados e tentados neste ano no Município. Também expôs as operações desencadeadas pela Polícia Militar com relação à prevenção ao crime e à violência em Santa Vitória. Em alguns casos, houve apoio da Assistência Social do Município.
Em seguida, propôs aos presentes a discussão e solução para mitigar o problema do número alto e histórico de homicídios em Santa Vitória, tais como criar uma equipe multidisciplinar para o enfrentamento e conscientização da preservação da vida, fazer campanha de preservação, elaborar um a plano de ação, dentre outros.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O assunto foi debatido, na oportunidade, pelo subcomandante do 54º BPM de Ituiutaba capitão PM Adivaldo Andrade da Silva, delegado de Polícia Civil de Monte Alegre de Minas Cleiton Costa Viana, Delegado de Polícia Civil Carlos Antônio Fernandes, promotor de Justiça Diego Espíndola Sanches, juiz de Direito Pedro Guimarães Pereira, diretor da SEAP Nubes Santana Gonçalves e pelo prefeito Salim Curi. Cada um citou a dificuldades em enfrentar a questão do tema do encontro, mas a maioria mencionou de forma unânime que o principal desencadeador de boa parte dos crimes é relacionada ao tráfico de drogas local.
O prefeito Salim Curi fez uma análise geral dos temas debatidos do encontro e ressaltou que não tem medidos esforços em buscar soluções para os problemas ora apontados na Segurança Pública em Santa Vitória, tais como reivindicação do aumento do efetivo das polícias Militar e Civil e solicitação de novas viaturas.
“Muito me preocupa o baixo contingente de policiais militares, bem como de policiais civis, e o estado precário das viaturas de nossas polícias, bem como a questão da sustentação do presídio em Santa Vitória. A Segurança Pública é uma causa que deve ser abraçada por todos, e o que depender de mim, farei a minha parte, disse ele.
Ao final do encontro, o 2º tenente Leonardo agradeceu à disposição de todos que participaram da reunião, pedindo aos participantes que refletissem sobre o assunto abordados na ocasião, e que encaminhem ao 6º Pelotão PM de Santa Vitória, sugestões para ações específicas a serem colocadas em prática com a finalidade de coibir o crescente número de homicídios no Município.