Com atendimento em urgência e emergência, Pronto Atendimento oferta saúde de qualidade para a população

Em Santa Vitória, o compromisso com as pessoas e o acolhimento dos pacientes que buscam os serviços de urgência e emergência do Pronto Atendimento Municipal Jerônimo Teodoro, está visível nos quatro cantos da unidade, graças ao trabalho da equipe de profissionais, que atuam juntos para o objetivo comum: salvar vidas. 

Mesmo na pandemia da Covid-19, a busca de melhor humanização encontrou guarida no Pronto Atendimento. De maneira a proteger tanto os demais pacientes, quanto os profissionais que trabalham no local, foram criados leitos clínicos para tratamento exclusivo de pacientes com a enfermidade, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A iniciativa foi referência para outros municípios da região, como exemplo no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Hoje, o Pronto Atendimento conta com uma equipe de médicos altamente capacitados, composta por oito médicos plantonistas, oito enfermeiros e 17 técnicos em Enfermagem, além de três técnicos em Radiologia, três farmacêuticos, quatro auxiliares de farmácia, sete recepcionistas, cinco membros de equipe volante, 12 auxiliares de serviços, oito motoristas e dois vigilantes.

De acordo com a coordenadora Juliana Silva Severino Franco, de janeiro e a junho deste ano, o Pronto Atendimento acolheu 15.737 pessoas no setor de urgência e emergência e 6.675 pessoas na área de isolamento Covid-19, uma média de 2.622 pacientes atendidos por mês no setor de urgência e emergência e 1.112 na área de isolamento Covid-19.

Segundo o secretário Geraldo Júnior, além de primar pela humanização do atendimento ao público, bem como a contratação de novos profissionais, a Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde, investiu na modernização e aquisição de novos equipamentos para equipar o Pronto Municipal Atendimento Jerônimo Teodoro, sendo adquiridos cinco ventiladores mecânicos, três monitores cardioversor, 15 bombas de infusão, cinco aspiradores de secreções, dois carrinhos de emergência, instalação do sistema de produção de ar comprimido (através de tubulação), reativação do aparelho de mamografia e locação de aparelho de Raios-X digital e equipamento de revelação digital, além da aquisição de um moderno gerador de energia.

“Também foram adquiridos e instalados aparelhos de ar condicionado nos leitos de enfermaria da unidade, além da aquisição de novas camas hospitalares”, pontuou o secretário.

Para o médico e diretor-clínico Sérgio Moreira de Oliveira Junior, responsável pela unidade, o Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro tem sido um modelo para a região, no que diz respeito aos serviços de urgência e emergência.

“Muitas pessoas que possuem planos de saúde ou boas condições financeiras para procurar pelo serviço privado, ainda preferem por procurar atendimento na aqui na unidade, justamente pela qualidade do serviço ofertado”, destacou.

“Aqui no Pronto Atendimento, nós contamos com empenho, gestão, temos uma equipe de qualidade e bem treinada. Também, destaca-se o apoio da Administração Municipal na aquisição dos insumos, ou seja, não faltam remédios, exames, transportes, dentre outros. Por fim, nós conseguimos oferecer atendimento humanizado ao paciente, inclusive cuidando das transferências para outras unidades, mesmo que sejam particulares, dando toda assistência possível”, finalizou.

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