Triângulo do Norte segue na Onda Vermelha do ‘Minas Consciente’; Estado autoriza volta às aulas
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Anúncio foi feito pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (1º). Segundo a Secretaria de Educação, atividades escolares vão ser retomadas de forma híbrida a partir de 12 de julho.
As macrorregiões do Triângulo do Sul, Triângulo do Norte e Noroeste vão permanecer na Onda Vermelha do programa Minas Consciente por mais uma semana. O anúncio foi feito pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (1º). Além do anúncio com as classificações das macrorregiões, o Estado também autorizou a volta às aulas na rede estadual nesta fase do plano, a partir do dia 12 de julho (veja detalhes mais abaixo).
Já a Microrregional de Ituiutaba, que integra o Triângulo do Norte, segue na Onda Vermelha.
Atividades escolares
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades na Onda Vermelha. O planejamento é que a partir do dia 5 de julho as escolas recebam os professores dos primeiros anos do ensino fundamental para acolhimento, formação e reorganização dos espaços, e os estudantes voltem para as aulas presenciais a partir do dia 12.
Ainda segundo o Estado, para autorizar o retorno de forma híbrida foram consideradas a redução dos indicadores epidemiológicos aos níveis registrados em fevereiro deste ano e o monitoramento feito nas instituições de ensino que já retomaram as atividades no dia 21 de junho.
“Vamos intensificar ainda mais os cuidados levando em conta esse possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e 5 mil estudantes. Foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto e todo apoio foi dado”, afirmou Sant’Anna.
Outro anúncio feito pela secretária foi a autorização para que municípios classificados nas ondas Amarela e Verde retomem as atividades presenciais para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. As datas de acolhimento dos professores e dos alunos são as mesmas anunciadas para a Onda Vermelha.
Nos dois casos apresentados pela secretaria, é preciso que as prefeituras não tenham apresentado nenhuma restrição para a recebimento dos estudantes nas unidades de ensino.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Critérios
Anunciados no dia 3 de junho, oscritérios da Onda Vermelha foram propostos a partir de metodologia da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Assim, as regiões que estiverem nesta fase vão passar por análise mais criteriosa dos indicadores de incidência e espera por atendimento, para a partir daí, as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos serem identificadas.
A Onda Vermelha passou a ser classificada em duas etapas, sendo a primeira a que já estava em vigor com o funcionamento de todas as atividades liberadas, inclusive, as não essenciais (veja mais abaixo). Já a segunda etapa insere as regiões no cenário assistencial e epidemiológico desfavoráveis, baseado nos novos critérios apresentados pela SES-MG.
Desde então, apenas eventos de atrações culturais e naturais não podem ocorrer. Academias, clubes e salões de beleza que estavam proibidos de funcionar, podem realizar atendimento normalmente seguindo as medidas de segurança.
Aulas presenciais continuam suspensas em Santa Vitória
Em Santa Vitória, está em vigor, desde o dia 25 de maio deste ano, o Decreto PM Nº 9.564/2021, de 25 de maio de 2021, que suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, estaduais e particular do Município. A suspensão é por tempo indeterminado, independentemente da onda do Minas Consciente.
A previsão é que no mês de agosto próximo o Município volte a se posicionar sobre assunto.