SMDS empossa novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e lança campanha Junho Violeta
Na tarde desta terça-feira (15), juntamente com as assessoras Adriana Morais e Celina Arantes, a secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi, deu posse a Comissão Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Vitória, para o mandato de dois anos, composta pela presidente, Carolina Tomaz Oliveira Santana, vice-presidente, Joana Maria de Lima e secretária Maria de Fátima Queiroz de Oliveira Guimarães, que foi realizada presencialmente.
Os outros membros do Conselho foram empossados de forma remota (online), através de grupo do WhatsApp, em virtude da pandemia da Covid-19.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um órgão colegiado permanente, de caráter consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador, da política municipal do idoso, de composição paritária, vinculado à Secretaria Municipal, responsável pela coordenação da Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A criação do Conselho tem por finalidade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, criando condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade, de conformidade ao determinado na Lei Federal n° 10.741/03.
Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.
Pensando no bem-estar e segurança dos idosos do Município, diante dessa grave realidade, a Prefeitura de Santa Vitória através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lança a Campanha Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra idosos.
“Quero parabenizar e agradecer aos novos conselheiros que aceitaram o convite e se candidataram a esses cargos. Agradeço também a todos os membros que aceitaram participar deste conselho. Juntos poderemos lutar por nossos idosos e seus direitos numa sociedade, que muitas vezes, abandona quem ajudou a construir a nossa própria história. Este é um importante conselho dentro da nossa sociedade, principalmente com a pandemia, onde estamos tendo muitas denúncias de abandono. Teremos um belo e desafiador trabalho pela frente”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Mariza Curi.