P. A. Jerônimo Teodoro recebe novos cilindros de oxigênio e de ar comprimido, mas situação ainda é crítica
Na terça-feira (8) o Pronto Atendimento Jerônimo Teodoro recebeu 56 cilindros de oxigênio, adquiridos pela Prefeitura de Santa Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje (9) a unidade recebeu 15 cilindros de ar comprimido.
“Para os respiradores funcionarem precisam tanto de oxigênio quanto ar comprimido”, observou o secretário Geraldo Júnior.
Segundo informou o secretário, só de ontem pra hoje foram usados 30 cilindros, ou seja, a demanda está muito alta e a situação é bastante crítica.
“A White Martins está vendo se consegue entregar novos cilindros de oxigênio nas próximas horas. Há dificuldades de se comprar no mercado, por conta do alto consumo no país, tanto o oxigênio quanto o comprimido”, enfatizou.
Geraldo Júnior destacou, ainda, que, além das dificuldades de adquirir os cilindros de oxigênio e de ar comprimido, a região enfrenta indisponibilidade de leitos de UTI Covid-19.
O secretário ainda destacou que o Município está enfrentando dificuldades em aquisição dos medicamentos que compõe o kit intubação, que são medicamentos utilizados pelos pacientes que precisam ser sedados para intubação.
Ante a gravíssima situação, a Secretaria de Saúde apela a população para que tome os cuidados necessários na prevenção à Covid-19:
- Respeite o isolamento social e evite aglomerações;
- Só saia de casa se houver necessidade. Se sair, use máscara, utilize álcool em gel e – NÃO SE ESQUEÇA – mantenha o distanciamento social.