Secretaria de Saúde segue no combate ao mosquito da dengue em Santa Vitória
Combater a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, tem sido um trabalho constante dos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Santa Vitória, com visitas diárias em diferentes bairros e nos distritos.
Quando há notificação de casos de dengue, os agentes procedem com a aplicação de inseticidas nos locais estratégicos adequados, utilizando bombas costais motorizadas. É o chamado bloqueio de transmissão.
Ao mesmo tempo, as famílias são orientadas a eliminarem água parada em recipientes propícios à proliferação do mosquito.
Dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.
A Secretaria de Saúde solicita à população, que todos reforcem a higienização de seus lares, e verifiquem se há espaços de acúmulo d’água no entorno.
Também, pede que os moradores recebam os ACEs em suas residências, de modo que possam realizar com efetividade o trabalho de combate ao Aedes aegypti.
“O COMBATE AO MOSQUITO É UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS!”