Saul Leal jogava com os pés descalços
Como professor de Educação Física, Saul Leal de Souza, hoje com 85 anos, deu importante contribuição na formação do santa-vitoriense como ser humano e cidadão.
Nascido em 1º de maio de 1935, no município Gurinhatã (MG), Saul Leal veio para as terras de Santa Vitória em 1940, quando tinha cinco anos de idade. Na época, veio com os pais Ângelo e Alvina, vindo morar na região das Perobas.
Aos 11 anos de idade, o menino bom de bola Saul Leal já integrava a equipe da Associação Esportiva e, pasmem, jogava descalço. O calção era a própria calça, de pano de algodão, cuja boca ficava pouco abaixo dos joelhos.
“Vez em quando levava uns pisões no pé, arrancava umas lascas de unha. O futebol era bruto na época, mesmo assim eu evitava, pois era muito esperto”, conta o professor.
Anos mais tarde, “de chuteiras”, foi jogar no time profissional do Clube Atlético Ituiutabano (em 1957) e em 1958 na Associação Esportiva Campina-Verdense.
Nesse intervalo, jogou no futebol amador em Santa Vitória, atuando pelas equipes do Vitória Esporte Clube e do Vila Nova Futebol Clube. Começou atuando como ponta direita, depois como zagueiro.
Foi com saudade que revi lugares e pessoas tão queridas de Santa Vitória, onde tive também o meu Baile de Debutantes, em 1967.
Meus pais Iris e Oliveira moravam nesta cidade acolhedora, onde meu irmão Camilo e eu passávamos nossas férias porque estudávamos em Ituiutaba.
Até hoje recordocom carinho e gratidão a época que por aí passamos momentos inesquecíveis.