Governo de MG começa entrega de novo lote de vacinas por municípios da Onda Roxa
Nesta sexta-feira (5), Estado começou a distribuir doses recebidas, e optou por dar atenção especial às cidades que estão com mais casos da doença
Com informações O Tempo
Minas Gerais irá priorizar o envio da sexta remessa de vacinas contra a Covid-19, recebida pelo Estado, aos 60 municípios pertencentes a Onda Roxa do programa Minas Consciente.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5), em coletiva no Aeroporto da Pampulha, de onde as doses saem para as 28 regionais de saúde. O montante, no entanto, representa, 0,8% dos 285,2 mil imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Serão 2.280 doses destinadas às regiões Noroeste e Triângulo Norte do Estado.
A partir de agora, além das fases verde, amarela e vermelha, o governo do Estado criou a Onda Roxa, que impõe toque de recolher de 20h às 5h nas cidades mais afetadas pelo coronavírus, além de outras restrições.
De acordo com o secretário adjunto de saúde, Marcelo Cabral, além da região mais crítica, os novos imunizantes serão destinados a imunização de 46% dos idosos de 80 a 84 anos em todo o Estado e a vacinar mais 1% dos profissionais de saúde. Segundo Cabral, até o momento, Minas Gerais já imunização 84% dos profissionais de saúde.
Segundo a SES, o governo do Estado segue as diretrizes do Ministério da Saúde em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). Mas, de acordo com a pasta, cabe a cada prefeitura definir sua estratégia de imunização.
A previsão é que as vacinas já cheguem hoje a maioria dos municípios mineiros, para além dos da Onda Roxa. A exceção serão as cidades de Pedra Azul, Timóteo, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Segundo o secretário adjunto de Minas Gerais, o motivo é a distância dos municípios. “Estamos evitando entregar no fim de semana, a notícia que temos é que terá mal tempo”, afirmou Cabral.
Ainda segundo o governo do Estado, Minas Gerais não pretende comprar vacinas por conta própria. “Estamos seguindo o critério epidemiológico, o planejamento está sendo feito da melhor forma possível. Se o Estado comprasse, nós não teríamos prioridade na fila. Imagina gastar dinheiro público e comprar para o Ministerio da Saúde entregar antes? Seria uma compra irresponsável “, questiona Marcelo Cabral.
Minas Gerais já recebeu, até o momento, 1.813.780 doses de vacinas anti-Covid. O balanço de vacinação da SES-MG mostra que até a quarta-feira (3), 635.176 pessoas haviam recebido a primeira dose, e 274.501, as duas doses.