Há 45 anos era iniciada a construção da Quadra de Esportes Pio Bonito
A construção da Quadra de Esportes Pio Bonito se deu em 1976, por iniciativa da administração do prefeito Pio Bonito, tendo o professor Saul Leal de Souza como um dos mentores do projeto.
Dentre os profissionais que trabalharam na obra, destacam-se o pedreiro Lavico e os serventes Jupeir e Donozor.
A quadra, inaugurada em 1977, foi projetada para receber partidas de basquete, voleibol, futsal e handebol.
Por pelo menos duas décadas, a Quadra de Esportes Pio pleiteou os Jogos Estudantis e o Campeonato de Futebol de Salão da Guarda Mirim, além uso para as aulas de Educação Física dos alunos da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia. Também ficou marcada pela realização de gincanas e shows artísticos com Milionário e José Rico, Gian e Giovani e Chitãozinho e Xororó.
Anos mais tarde, em 1989, com inauguração do Ginásio Poliesportivo Flávio Moraes, o espaço da quadra ficou restrito ao uso dos alunos do colégio.
Já em 2008, iniciou-se a obra de modernização da Quadra de Esportes Pio Bonito, com a execução da cobertura. De quadra de esportes, o espaço passou a ser chamado de ginásio poliesportivo.
Posteriormente, foram construídos o bar e vestiários. Mais recentemente ganhou novo piso, fechamento lateral, além de outras melhorias, seguindo as normas de obras do Corpo de Bombeiros, com saída de emergência, acessibilidade, etc.
Por enquanto, o cenário de retomada para o esporte pós-pandemia de Covid-19 no Brasil ainda é incerto. Portanto, a comunidade de Santa Vitória terá que aguardar por mais um tempo para então reviver um embate esportivo no Ginásio Poliesportivo Pio Bonito, como nos velhos tempos.