Irmão Lázaro foi o criador da sigla BDA

Segundo a história, em 26 de setembro de 1964, pela Lei Municipal nº 52, foi criado em Santa Vitória o loteamento Bairro Dom Alexandre, tendo como responsáveis José Alexandre de Oliveira, Aneirton Parreira da Silva e Florêncio Cândido Ferreira.

Como se percebe, Manoel Alexandre, dono da área então loteada, foi homenageado com o sobrenome “Alexandre” denominando o bairro recém-criado, porém, o “Dom” – segundo Aneirton Parreira – foi com a intenção de dar um nome “santo” ao referido bairro, sendo então denominado “Dom Alexandre”.

Anos mais tarde, já na década de 1980, Irmão José Lázaro Dias organizou um torneio esportivo envolvendo a comunidade da JUSI (Juventude Unida a Serviço da Igreja).

De modo a identificar as equipes na abertura dos jogos, o próprio Irmão Lázaro providenciou uma faixa para a turma da JUSI do bairro Dom Alexandre. Como o nome era muito extenso para ser escrito na pequena faixa, ele mesmo escreveu a abreviatura B. D. A.

A partir daí, a sigla caiu no gostou dos moradores do bairro Dom Alexandre e, assim, passaram a chamá-lo carinhosamente de BDA.

Irmão Lázaro faleceu no início da noite de segunda-feira (8), EM Belo Horizonte (MG). Ele tinha 80 anos e morreu devido a complicações por infecção pela Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *