Após mais de uma década, Trevo de Xapetuba será inaugurado no entrocamento das BR-365 e BR-452
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Nesta terça-feira (2) será inaugurado o Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Segundo a concessionária da rodovia e responsável pela obra, Ecovias do Cerrado, a solenidade oficial contará com a presença do Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além de deputados federais e autoridades locais. Será a segunda vez que o ministro estará ao local. Em novembro passado ele visitou a obra durante visita ao Triângulo Mineiro.
Iniciada há mais de 10 anos pelo poder público, a conclusão da obra era muito aguardadas pelos moradores do entorno, pela facilidade que vai trazer ao tráfego na região. O novo trevo vai eliminar um deslocamento de 8 km para o acesso à BR-365, no sentido Uberlândia, para quem vem da BR-452.
A obra sofreu uma série de interrupções até ser incluída no contrato de concessão assinado entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a Ecovias do Cerrado. Após entrega à iniciativa privada a obra levou seis meses para ser concluída.
O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos(SP). Também é uma importante via para o abastecimento de Minas Gerais e da região sul de Goiás, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos.
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Etapas da obras
A obra para a conclusão do Trevo de Xapetuba foi iniciada em julho de 2020 e incluiu três etapas:
- 1ª – remoção de vigas da antiga estrutura.
- 2ª – remoção de um desvio na via, mais duplicação da pista.
- 3ª – içamento de 10 vigas de concreto, construção da laje, pavimentação, sinalização e iluminação.
O Trevo de Xapetuba em números
- R$ 6 milhões investidos
- 677 toneladas de CBUQ (Concreto betuminoso usinado a quente) utilizadas
- 46 toneladas de estacas metálicas
- 201,8 m² de placas instaladas
- 2.998 m² de pintura de faixas
- 200 tachas refletivas implantadas
- 2.800 m de defensas instaladas
- 95 postes de iluminação com luminária
- 25 máquinas operacionais
- 111 colaboradores envolvidos
Entenda o caso
As obras no local começaram em 2010, mas foram interrompidas no ano seguinte após a empreiteira responsável romper o contrato. A construção foi retomada em 2014, mas a estrutura do viaduto desabou, matando um operário de 38 anos, e o trabalho foi interrompido novamente.
Em julho deste ano, as obras foram retomadas pela concessionária Ecovias do Cerrado, vencedora do processo de concessão do trecho de 437 km das BRs-364 e 365, em Goiás e Minas Gerais.